M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A indústria automóvel americana sempre deixou muito espaço aos preparadores independentes para serem criativos a extraírem mais potência dos seus motores. O Chevrolet Camaro foi um dos carros que ficou famoso como um muscle car, e ainda hoje é um dos preferidos dos preparadores de tuning, com a Specialty Vehicle Engineering a fazer uma homenagem de 1000 cv ao Yenko Camaro de 1967.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O novo Yenko Camaro Stage II feito pela SVE é derivado do Camaro SS, mas com a cilindrada aumentada de 6200 para 6800 cc, um novo bloco em alumínio, cabeças, pistões e injetores modificados e um compressor mecânico desenhado e construído pela SVE. A potência mais que duplica, saltando dos 455 para os 1000 cv anunciados. O escape, travões e pneus também foram melhorados, e o Camaro modificado conta ainda com vários elementos decorativos no exterior, no interior e até no porta-chaves. A SVE só vai construir 25 exemplares a um preço de 111.990 dólares (97.125 euros).

O Yenko Camaro original foi construído de 1967 a 1969 por Don Yenko, piloto e engenheiro cujo concessionário Chevrolet ficou famoso pelas modificações a vários modelos da marca. O motor 6.4 V8 foi substituído pelo 7.0 V8 do Corvette, mas com modificações na cabeça, carburador e admissão, ficando com 450 cv de potência. Yenko também montou novas jantes, melhorou as suspensões e redesenhou a entrada de ar no capô. No último ano de produção, as suas relações com a Chevrolet eram boas o suficiente para que os seus carros viessem montados de fábrica já com o 7.0 instalado. A Yenko Chevrolet fechou em 1982, e Don Yenko morreu num acidente de aviação em 1987.