M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem muitas autocaravanas modificadas para fazer todo-o-terreno, mas nem todas são capazes de enfrentar os terrenos mais difíceis do mundo. Passear alguns dias no mato vai, aliás, parecer coisa de novato para o utilizador da EXP, a mais recente criação da EarthCruiser, uma empresa que faz de uma autocaravana o veículo ideal para enfrentar os ambientes mais extremos, seja para lazer ou para trabalho.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Tal como a anterior FX, a EXP é derivada de um chassis da Mitsubishi Fuso Canter 4×4. Desenhada na Austrália e construída nos Estados Unidos, esta autocaravana é bastante espaçosa, com 6,5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, incluindo a parte extensível do topo. Um ângulo de ataque de 45 graus e de saída de 40 graus, acima como uma altura ao solo de 25 cm garantem que vai ser capaz de atravessar qualquer obstáculo. E os pneus de grandes dimensões oferecem tração em todo o tipo de pisos, desde a areia do deserto ao gelo das tundras do Norte.

O interior tem uma área de 8,54 metros quadrados, mas também tem espaço suficiente para uma pessoa alta mover-se à vontade. Com o topo estendido, uma pessoa com 1,90 metros de altura nunca vai bater com a cabeça no teto. O interior tem espaço para uma cama de casal e uma mesa que pode ser transformada numa cama adicional. A cozinha tem um frigorífico, um fogão em cerâmica e até ventoinhas montadas no teto. A retrete é retrátil, mas os duches têm que ser tomados do lado de fora. As baterias podem ser recarregadas com os painéis solares montados no tejadilho.

Ar condicionado e forno micro-ondas, sanita com tratamento de resíduos, bateria de lítio para acumulação de energia e guinchos são opcionais. Os preços começam nos 290 mil dólares (249 mil euros), mas o valor final vai depender da lista de opcionais. A EarthCruiser demora 12 a 14 semanas a construir uma autocaravana EXP

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