M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Utilizar contentores antigos para os transformar em habitações ou locais de trabalho vai ser lugar-comum um dia, a julgar pela crescente popularidade do conceito. É uma boa maneira de reciclar estes materiais, que já têm dimensões suficientes para criar todo o tipo de divisões, e podem ser combinados para criar uma grande sala de jantar, um local para expor coleções… ou para guardar uma garagem de luxo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

É o caso desta habitação, construída em São Paulo, no Brasil, que foi desenhada pelo SuperLimão Studio, e que reutiliza uma conjunto de dez contentores, espalhados por uma área de 1800 metros quadrados, de modo a maximizar a eficiência energética, com muitos espaços arejados. Tem também espaço para vários canteiros com plantas. A garagem e a área habitável foram divididas em dois níveis, com o nível superior a ter espaço para um ginásio, um canil, uma oficina e um escritório. Ainda é visível o nome do operador dos contentores, na fachada da moradia.

Quanto à garagem de luxo, foi feita de modo a aproveitar ventilação e luz naturais. O proprietário conseguiu reunir vários modelos clássicos do Brasil, incluindo um Ford Maverick (Mercury Comet) de primeira geração, um Willys Aero (primeiro carro executivo fabricado no Brasil), um Volkswagen SP2, um Karmann Ghia, uma Kombi (Transporter T1) e vários exemplares do Fusca (Carocha). Esta coleção privada inclui também carros de origem internacional, de vários segmentos, destacando-se presença de três Mercedes SL de gerações diferentes, um Rolls-Royce Silver Shadow, vários Jeep Willys e um Jeep Grand Commander, um Citroën DS e um Fiat 500, entre outros automóveis, assim como vários motociclos.

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