M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os primeiros veículos todo-o-terreno de aspeto civilizado abriram as portas a um mundo novo para um grupo de entusiastas dos automóveis que podiam agora fazer passeios familiares pela natureza. Foi uma maneira nova de ser um pioneiro, como se desse para explorar novamente o Velho Oeste, tanto que alguns destes veículos tinham decorações em madeira, a lembrar uma diligência da Wells Fargo conduzida por um Wild Bill Hickok moderno. E agora estes velhos TT também estão de volta, pelas mãos da Legacy Coachwork, que transforma um Jeep Wrangler num clássico Grand Wagoneer de 1976.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O engraçado é que não é nenhum preparador do Texas ou do Arizona que está a recuperar este modelo histórico. A Legacy Coachwork é baseada em Estocolmo, capital da Suécia, e os seus produtos podem ser vendidos na União Europeia. Portanto, se tiver na garagem um Wrangler da série JK (a geração anterior, que foi recentemente substituída por uma nova) de chassis longo e motor 2.8 Diesel, pode levá-lo à Suécia que eles transformam-no num Jeep Grand Wagoneer cheio de estilo.

Os engenheiros da Legacy começam por remover a carroçaria do Wrangler (felizmente, o TT radical da Jeep ainda tem um chassis de longarinas, facilitando o processo) e deixam toda a parte do chassis e motor intacta, assim como as partes principais do habitáculo, como bancos, volante e painel de instrumentos e consola central. Depois montam uma carroçaria adaptada do Grand Wagoneer adaptada às dimensões do Wrangler e substituem a decoração do interior por elementos personalizados, inspirados no visual original do habitáculo do Grand Wagoneer. Todo o processo demora 12 meses, mas o custo total é bem superior ao preço de um Wrangler usado: se não tem já o Jeep em casa para servir como base, o custo total pode ascender até aos 180 mil euros.

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