M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para quem tem a mania das coleções, ou para quem é amante de automóveis desde tenra idade por ter brincado com carinhos no chão de casa, a Hot Wheels é uma instituição. Há 50 anos que esta marca faz as delícias de milhões de pessoas por todo o mundo, criando alguns dos mais originais e atrativos brinquedos no mercado. E agora, a Mattel, dona da Hot Wheels, quer chegar ainda a mais fãs, transformando Hot Wheels num filme de Hollywood.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Mattel tem uma divisão de filmes, criada para contrariar o sucesso da sua rival que a sua rival no mercado de brinquedos, a Hasbro, teve com séries de filmes como G.I. Joe ou Transformers. O primeiro filme da Mattel vai ser baseado na Barbie, mas o segundo vai tentar tirar proveito da popularidade dos carrinhos Hot Wheels, com um filme de ação interpretado por atores. O filme vai ser produzido pelo estúdio Warner Bros, mas os detalhes ainda estão em fase de negociação, pelo que não há data de estreia prevista.

Todos os anos, há novos filmes com base em franchises derivadas de outros meios, até brinquedos, pelo que Hot Wheels vai ter muita concorrência. Esta linha de brinquedos tem outro problema: não tem personagens humanos. Se fosse um filme de animação, poderia rivalizar com Cars, da Pixar, mas, com atores, poderá tentar seguir a mesma linha da série Velocidade Furiosa, ou imitar filmes de corridas como Speed Racer ou Driven.

Curiosamente, esta vai ser a terceira vez que Hot Wheels vai servir de base a uma obra de ficção. Em 1969, a ABC emitiu 17 episódios de uma série animada, que acabou por ser cancelada devido a queixas de marcas concorrentes de brinquedos que o programa foi feito para escapar aos regulamentos da FCC sobre publicidade. O tema musical do genérico ainda é reconhecido, tendo sido uma obra do produtor e compositor Mike Curb, um entusiasta das corridas de automóveis que é dono de várias equipas da IndyCar, NASCAR e Sprint Cars desde os anos 80. Em 1990, a ABC Family transmitou nos Estados Unidos a série animada de Michel Vaillant, produzida pelo canal francês La Cinq, renomeada Michael Valiant: Heroes on Hot Wheels, com o patrocínio da Mattel.