M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Por vezes, compramos uma coisa que queríamos muito, e que sabíamos exatamente como usá-la… e depois acabamos por não fazer nada com ela. Não é o caso deste Jeep especial, pois sabemos bem o que iríamos fazer com ele. Batizado Hellhog (“porco infernal”), não só chama a atenção por ter seis rodas, como também vai ser um bom tema de conversa quando explicar às pessoas que este Jeep modificado tem 754 cv de potência.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Não é fora do normal encontrar nos Estados Unidos pessoas que querem fazer as modificações mais extremas aos seus automóveis. Existem até muitas oficinas especializadas nessas conversões, como a Wild Boar Off-Road, nos arredores de Los Angeles. A Wild Boar é daquelas oficinas onde não se foge a levar o carro aos limites, e até mostrou o seu Hellhog no SEMA Show, o salão de tuning que todos anos decorre em Las Vegas. Agora, começou a ser vender as suas preparações a clientes interessados, pedindo 250.000 dólares (220.000 euros) por elas.

O Hellhog começa a sua vida como um Jeep Wrangler da série JK, a geração anterior ao modelo que atualmente está à venda. Primeiro, esticou a traseira em 91,5 centímetros e colocou dois eixos acoplados à transmissão, por baixo de uma caixa de carga feita especificamente para lidar com as duas rodas a mais. Apesar de ter caixa de carga, ainda tem que levar o pneu traseiro montado no portão daquela. O chassis ganhou novas suspensões com amortecedores King Shocks, preparados para liadr com o peso extra, e ainda recebeu um depósito de combustível adicional, de 46 litros.

O mais difícil foi trocar o motor V6 de origem e colocar o motor do Dodge Challenger Hellcat no seu lugar. Com 6,2 litros e um compressor mecânico, foi preciso ajuda de outra oficina, a Dakota Customs, que conseguiu ser a primeira a montar um V8 deste tamanho por baixo do capô do Jeep Wrangler (e até o capô de fibra de carbono teve que ser feito por encomenda). Também mexeram na centralina para fazer a potência saltar dos 707 para os 754 cv. A caixa de velocidades é a mesma, mas o semi-eixo foi reforçado para lidar com a força adicional. Quase que é suficiente para acabar com a concorrência no Dakar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.