M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volkswagen é dos construtores automóveis mais associado à prática do caravanismo. Desde a criação da “pão de forma” que a marca alemã percebeu o potencial das suas carrinhas comerciais para serem transformados numa casa móvel. E embora não faltem conversões feitas por preparadores externos, a própria Volkswagen quer ter as suas próprias autocaravanas na gama, para pessoas que gostam de viajar mas não querem gastar dinheiro em hotéis. A sua proposta mais recente é a Grand California, com tudo o que é preciso para uma família de quatro viver com todo o conforto na estrada.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Enquanto o modelo California é derivado da carrinha Transporter, a variante Grand California é uma transformação feita sobre a Crafter, modelo de grandes dimensões na gama comercial da VW. A Grand California tem seis metros de comprimento, o que permite à marca alemã incluir uma cama dupla, uma segunda cama opcional para crianças com claraboia, uma cozinha funcional (que inclui fogão a gás e frigorífico) e uma casa de banho de grandes dimensões, com acesso a um tanque de água de 110 litros. Rede para mosquitos, persianas e um degrau retrátil, para acesso fáceis ao interior, fazem parte da lista de equipamento de série.

Os bancos dianteiros podem girar a 180 graus, enquanto a sala tem espaço para um sofá com dois lugares e uma mesa para quatro pessoas. Pode aproveitar o sistema de alta fidelidade para ouvir música em qualquer lado no interior e até mesmo no exterior da Grand California, já que o comando do som pode ser operado via Bluetooth. Para acesso outras fontes de entretenimento, pode instalar uma antean parabólica e um hotspot WiFi. E como estes aparelhos gastam mais energia, pode também instalar um painel solar no topo da autocaravana da VW.

A VW Grand California vai ser revelada este mês no Salão de Hanover, mas só vai ser lançado no mercado no início de 2019. Para poder passear em estradas com menos aderência e a mesma segurança, a marca alemã vai disponibilizar uma variante 4Motion, com tração às quatro rodas. Vai poder ser equipado com todos os sensores e sistemas de segurança que é habitual encontrar nos ligeiros de passageiros, incluindo travagem de emergência, assistência de manutenção de faixa, monitor de ângulo morto, cruise control adaptativo e assistência de estacionamento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.