O mercado automóvel teve, em 2023, um crescimento substancial de 26,1% face ao ano anterior, dando continuidade a uma toada de recuperação após os anos de pandemia de Covid-19. Os automóveis elétricos contaram com importância redobrada e representaram 18,2% do total de automóveis ligeiros de passageiros vendidos no ano passado.

De acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o mercado de automóveis novos registou um crescimento de 26,1% face ao ano anterior, o que se traduz num total de 236.053 automóveis novos, aproximando-se dos valores do último ano pré-pandemia, mas ainda assim 12,3% abaixo do total vendido em 2019.

Em dezembro do ano passado, foram matriculados 20.833 automóveis, ou seja, mais 11,3% do que no mesmo mês de 2022, sendo este um valor bastante relevante, com muitas encomendas a serem entregues antes da entrada do novo ano.

Por categorias, o mercado de ligeiros de passageiros teve um crescimento de 11,1% no mês de dezembro, quando comparado com o mesmo mês de 2022, com 16.635 unidades matriculas. No somatório do ano, as matrículas de ligeiros de passageiros totalizaram as 199.623 unidades, num crescimento de 26,9% relativamente ao período homólogo de 2022.

No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, vale a pena notar o aumento da importância dos elétricos, que representaram já 18,2% do total matriculado no ano passado. No total, as chamadas energias alternativas compreendem já a maioria do mercado, com 51,9%, compreendendo então os elétricos (18,2%), os híbridos plug-in (13,6%), os híbridos (14,5%) e os outros (5,6%), nos quais se incluem os automóveis a GPL, por exemplo. Os automóveis a gasolina representaram 36,1% do mercado, com o gasóleo cada vez com menor expressão, apenas nos 12%. Analisando apenas o mês de dezembro, o peso dos 100% elétricos ascendeu a 23,8% do mercado.

No mercado de ligeiros de mercadorias, venderam-se 28.523 unidades em 2023, o que representou um crescimento de 20,7% face ao ano de 2022, com o mês de dezembro a ser também de incremento, neste caso, de 8,1% com 3305 unidades matriculadas.

Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em dezembro de 2023 verificou-se um aumento de 29,6% em relação ao mês homólogo de 2022, tendo sido comercializados 893 veículos. Em 2023, as matrículas desta categoria totalizaram 7907 unidades, o que representou um crescimento de 26,9% relativamente a 2022.

Peugeot repete liderança em 2023; Tesla já está no top 10

Quanto às marcas mais vendidas em Portugal, a Peugeot repetiu a liderança, com 20.698 ligeiros de passageiros matriculados entre janeiro e dezembro de 2023. Com um crescimento de 22,9% face ao ano anterior, a marca francesa ocupou uma quota de mercado de 10,37%, sendo a única a superar a barreira dos 10%.

Segue-se a Renault, marca que ficou em segundo lugar, com um crescimento de 25% face ao ano anterior. Com 16.100 unidades vendidas, teve uma quota de mercado de 8,07%.

A luta pelo pódio foi bastante renhida, com a Mercedes-Benz a ficar com o terceiro lugar com apenas mais sete automóveis vendidos do que a Dacia. Com 14.810 unidades matriculadas, a marca alemã fechou o ano com um crescimento de 22,6% face ao ano anterior (7,42% de quota), ao passo que a marca romena terminou o ano com 14.803 unidades, dispondo, no entanto, de um aumento significativo de 45,2% (7,42% de quota).

A BMW ficou com o quinto lugar na tabela, com um total de 13.963 automóveis ligeiros de passageiros vendidos em 2023, aumentando 42,4% face a 2022, para uma quota de 6,99%, ao passo que a Volkswagen fechou o ano no sexto lugar, com 11.220 unidades, mais 30,6% do que em 2022, para uma quota de mercado de 5,62%. A Toyota ficou com o sétimo lugar em 2023, com 10.200 unidades registadas, mais 13% do que no ano anterior, para uma quota de mercado de 5,11%, ficando imediatamente à frente da marca com maior crescimento no top 10, a Tesla.

A marca americana de elétricos vendeu 9329 unidades em 2023, crescendo dessa forma 256,3% para uma quota de mercado de 4,67%, assumindo-se cada vez mais como uma marca de relevo. Citroën e Opel completaram a lista das dez marcas mais vendidas, com aumentos de 0,5% e de 35,2%, respetivamente, face a 2022.

Nota, para o facto de apenas duas marcas terem superado o crescimento da Tesla, sendo que o maior destaque vai para os números da MG, que matriculou 1080 automóveis, com um aumento de 351,9% derivado da expansão das suas operações no país. A outra marca a crescer na ordem dos três dígitos foi a Maxus (500%), embora se trate de um valor muito reduzido, na medida em que passou de uma unidade matriculada (como ligeiro de passageiros) em 2022, para sete em 2023.