De acordo com dados relevados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o mercado automóvel de ligeiros e pesados teve um ligeiro crescimento de 9,9 no mês de julho de 2023, comparativamente com o mesmo mês do ano passado, ou seja, um total de 18.822 matrículas.
No período de janeiro a julho de 2023, foram colocados em circulação em Portugal 146.105 novos veículos, o que representa um aumento de 35,8% face ao mesmo período do ano passado.
Por categorias e tipos de veículos, o mercado de automóveis ligeiros de passageiros teve 16.074 automóveis registados no mês de julho, crescendo 9,6% face ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a julho de 2023, as matrículas de ligeiros de passageiros totalizaram 126.229 unidades, o que se traduz num acréscimo de 39,6% face a igual período do ano passado.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, verifica-se uma parte cada vez mais significativa de automóveis eletrificados. Entre janeiro e julho, 47,3% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a energias alternativas. Em particular, verifica-se que 15,7% destes automóveis novos eram elétricos, superando já os híbridos (HEV), que representaram 15,3% das vendas de ligeiros de passageiros.
Quanto ao mercado de ligeiros de mercadorias, foram matriculadas 2159 unidades, crescendo 14,6% face ao sétimo mês de 2022. Em termos acumulados dos sete primeiros meses do ano, o mercado atingiu 15.876 unidades, o que representa um aumento de 16,2% em comparação com o mesmo período de 2022.
Já no que diz respeito aos veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em julho de 2023 verificou-se um crescimento de 3% em relação ao mês homólogo de 2022, tendo sido comercializados 589 veículos desta categoria. Nos primeiros sete meses de 2023 as matrículas de pesados totalizaram 4000 unidades, o que representou um crescimento do mercado de 14,6% relativamente ao período homólogo de 2022.
Por marcas e no mercado de ligeiros de passageiros, a Peugeot voltou a ser a mais vendida também em julho, com 1556 unidades registadas, embora registando -2,8% do que em igual mês de 2022, ao passo que apenas outras três marcas superaram as mil unidades registadas num mês: a BMW (com 1074; +66,3%), a Mercedes-Benz (com 1050; -2,1%) e a Dacia (com 1020; +28%).
Julho | Janeiro – Julho | |||||||
Unidades | % | Unidades | % | % no Mercado | ||||
2023 | 2022 | Var. | 2023 | 2022 | Var. | 2023 | 2022 | |
Peugeot | 1 556 | 1 601 | -2,8 | 14 470 | 10 315 | 40,3 | 11,46 | 11,41 |
Renault | 936 | 720 | 30,0 | 10 402 | 6 335 | 64,2 | 8,24 | 7,01 |
Dacia | 1 020 | 797 | 28,0 | 8 672 | 5 192 | 67,0 | 6,87 | 5,74 |
Volkswagen | 699 | 1 450 | -51,8 | 8 262 | 5 093 | 62,2 | 6,55 | 5,63 |
BMW | 1 074 | 646 | 66,3 | 8 115 | 5 796 | 40,0 | 6,43 | 6,41 |
Mercedes-Benz | 1 050 | 1 072 | -2,1 | 8 088 | 6 327 | 27,8 | 6,41 | 7,00 |
Toyota | 794 | 786 | 1,0 | 6 727 | 6 223 | 8,1 | 5,33 | 6,88 |
Citroën | 793 | 1 088 | -27,1 | 5 920 | 5 959 | -0,7 | 4,69 | 6,59 |
Seat | 779 | 568 | 37,1 | 5 827 | 4 123 | 41,3 | 4,62 | 4,56 |
Opel | 533 | 808 | -34,0 | 5 335 | 3 302 | 61,6 | 4,23 | 3,65 |
Tesla | 496 | 11 | 4409,1 | 4 604 | 1 062 | 333,5 | 3,65 | 1,17 |
Kia | 751 | 801 | -6,2 | 4 433 | 4 186 | 5,9 | 3,51 | 4,63 |
Ford | 611 | 631 | -3,2 | 4 386 | 2 501 | 75,4 | 3,47 | 2,77 |
Nissan | 514 | 518 | -0,8 | 4 239 | 3 244 | 30,7 | 3,36 | 3,59 |
Fiat | 931 | 580 | 60,5 | 3 966 | 3 169 | 25,1 | 3,14 | 3,51 |
Hyundai | 588 | 706 | -16,7 | 3 820 | 4 682 | -18,4 | 3,03 | 5,18 |
Volvo | 557 | 258 | 115,9 | 3 064 | 2 148 | 42,6 | 2,43 | 2,38 |
Audi | 430 | 368 | 16,8 | 3 003 | 2 256 | 33,1 | 2,38 | 2,50 |
Skoda | 384 | 228 | 68,4 | 2 407 | 1 220 | 97,3 | 1,91 | 1,35 |
Mitsubishi | 202 | 89 | 127,0 | 1 585 | 1 292 | 22,7 | 1,26 | 1,43 |
Cupra | 324 | 156 | 107,7 | 1 514 | 899 | 68,4 | 1,20 | 0,99 |
MINI | 208 | 112 | 85,7 | 1 163 | 1 061 | 9,6 | 0,92 | 1,17 |
Mazda | 78 | 74 | 5,4 | 823 | 414 | 98,8 | 0,65 | 0,46 |
Jeep | 144 | 87 | 65,5 | 771 | 640 | 20,5 | 0,61 | 0,71 |
Land Rover | 89 | 68 | 30,9 | 756 | 364 | 107,7 | 0,60 | 0,40 |
DS | 74 | 126 | -41,3 | 727 | 523 | 39,0 | 0,58 | 0,58 |
MG | 59 | 20 | 195,0 | 615 | 113 | 444,2 | 0,49 | 0,12 |
Porsche | 67 | 61 | 9,8 | 563 | 431 | 30,6 | 0,45 | 0,48 |
Alfa Romeo | 56 | 40 | 40,0 | 353 | 118 | 199,2 | 0,28 | 0,13 |
Lexus | 36 | 22 | 63,6 | 290 | 204 | 42,2 | 0,23 | 0,23 |
Honda | 69 | 69 | 0,0 | 276 | 514 | -46,3 | 0,22 | 0,57 |
Suzuki | 35 | 34 | 2,9 | 194 | 102 | 90,2 | 0,15 | 0,11 |
Jaguar | 26 | 22 | 18,2 | 188 | 250 | -24,8 | 0,15 | 0,28 |
Polestar | 36 | 0 | — | 178 | 10 | 1680,0 | 0,14 | 0,01 |
Smart | 18 | 2 | 800,0 | 155 | 173 | -10,4 | 0,12 | 0,19 |
BYD | 33 | 0 | — | 100 | 0 | — | 0,08 | 0,00 |
Auto Ribeiro | 1 | 0 | — | 42 | 0 | — | 0,03 | 0,00 |
Bentley | 8 | 9 | -11,1 | 35 | 41 | -14,6 | 0,03 | 0,05 |
Aiways | 0 | 10 | -100,0 | 33 | 23 | 43,5 | 0,03 | 0,03 |
Maserati | 5 | 17 | -70,6 | 33 | 41 | -19,5 | 0,03 | 0,05 |
Aston Martin | 5 | 4 | 25,0 | 30 | 21 | 42,9 | 0,02 | 0,02 |
Ferrari | 1 | 1 | 0,0 | 21 | 20 | 5,0 | 0,02 | 0,02 |
Man | 2 | 0 | — | 20 | 1 | 1900,0 | 0,02 | 0,00 |
Lamborghini | 0 | 1 | -100,0 | 12 | 9 | 33,3 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 2 | 1 | 100,0 | 4 | 2 | 100,0 | 0,00 | 0,00 |
Maxus | 0 | 0 | — | 2 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Caterham | 0 | 0 | — | 2 | 1 | 100,0 | 0,00 | 0,00 |
Busconcept | 0 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Lotus | 0 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Mclaren | 0 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Rolls-Royce | 0 | 1 | -100,0 | 1 | 1 | 0,0 | 0,00 | 0,00 |
Allied Vehicles Ltd | 0 | 0 | — | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Morgan | 0 | 0 | — | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Iveco | 0 | 2 | -100,0 | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Martrain | 0 | 0 | — | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Total | 16 074 | 14 665 | 9,6 | 126 229 | 90 408 | 39,6 | 100,00 | 100,00 |
Origem: AT | ||||||||
Fonte: ACAP |