De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em novembro de 2021 foram matriculados em Portugal 13.935 veículos automóveis, ou seja, menos 6,9% do que em igfual período de 2020. Comparando com os dados de 2019, a diferença é substancialmente maior, com o mês de novembro deste ano a contar menos 28,7% do que no mesmo mês de 2019.
No cômputo geral dos 11 meses de 2021, foram matriculados 163.944 novos veículos, um ligeiro aumento de 3,3% face ao ano passado, mas uma quebra imensa de 33,1% face ao ano pré-pandemia.
Matrículas de veículos automóveis em Portugal
Novembro 2021 | Janeiro a Novembro 2021 | |||||
Unid. | % var. 21/19 | % var. 21/20 | Unid. | % var. 21/19 | % var. 21/20 | |
Ligeiros de Passageiros | 10 928 | -33,4% | -7,6% | 134 029 | -35,0% | 2,2% |
Ligeiros de Mercadorias | 2 637 | -7,2% | -5,9% | 25 509 | -24,8% | 6,7% |
Total de Ligeiros | 13 565 | -29,5% | -7,3% | 159 538 | -33,5% | 2,9% |
Veículos Pesados | 370 | 27,1% | 8,2% | 4 406 | -14,3% | 21,3% |
Total Mercado Automóvel | 13 935 | -28,7% | -6,9% | 163 944 | -33,1% | 3,3% |
Fonte: ACAP
Quanto à tipologia de veículos, em novembro de 2021 foram matriculados 10.928 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, menos 7,6% do que no ano passado e menos 33,4% do que em 2019. De janeiro a novembro de 2021 as matrículas destes automóveis totalizaram 134.029 unidades, o que se traduz numa ligeira subida de 2,2% face a 2020, mas uma variação negativa de 35,0% relativamente a período homólogo de 2019.No mercado de ligeiros de mercadorias registou-se em novembro de 2021 uma queda de 5,9% face ao mesmo mês do ano passado, com 2637 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 25.509 unidades, o que representou um decréscimo de 6,7% em comparação com o período homólogo de 2020.
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em novembro de 2021 verificou-se um crescimento de 8,2% face ao mesmo mês do ano passado, com 370 registos. Nos primeiros 11 meses do ano, as matrículas desta categoria totalizaram 4406 unidades, o que representa aumento de 21,3% quando comparado com o mesmo período de 2020.
Relativamente aos veículos matriculados por tipo de energia, verifica-se que em novembro de 2021 foram matriculados mais 37,9% de veículos movidos a energias alternativas que no mesmo mês do ano anterior. Em termos acumulados, de janeiro a novembro, foram matriculados 46.271 veículos ligeiros de passageiros novos movidos a energias alternativas tendo isto representado um aumento de 75,5% face o mesmo período de 2020.
Matrículas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal
Novembro 2021 | Janeiro a Novembro 2021 | |||
Unid. | % var. 21/20 | Unid. | % var. 21/20 | |
Elétrico | 1 970 | 140,8% | 11 386 | 70,1% |
Plug-in | 1 453 | -3,0% | 14 361 | 46,3% |
Elétrico/Gasolina | 1 295 | 5,4% | 12 380 | 49,7% |
Elétrico/Gasóleo | 158 | -41,3% | 1 981 | 28,4% |
Híbrido elétrico | 1 475 | 19,7% | 17 678 | 79,8% |
Híbrido/Gasolina | 1 078 | 6,6% | 13 912 | 79,2% |
Híbrido/Gasóleo | 397 | 79,6% | 3 766 | 82,0% |
GPL/Gasolina | 402 | 37,7% | 2 816 | 89,6% |
GNC | 1 | -66,7% | 30 | 11,1% |
Total | 5 301 | 37,9% | 46 271 | 75,5% |
Fonte: ACAP
Peugeot prestes a quebrar hegemonia da Renault
Nas vendas por marcas automóveis entre os ligeiros de passageiros, a Peugeot encaminha-se a bom ritmo para quebrar a hegemonia da Renault, que tem sido a marca mais vendida em Portugal há 23 anos. A marca do ‘leão’ voltou a ser a mais vendia em novembro de 2021, sendo mesmo a única do top 5 a apresentar uma variação positiva face ao mesmo mês do ano passado.
Com 1605 unidades matriculadas e uma quota de mercado de 14,69%, a Peugeot liderou em novembro, enquanto a Renault foi a segunda melhor, com 900 automóveis matriculados, num recuo de 40,8% face ao mesmo período do ano passado. A quota de mercado deste mês, que foi de 12,84% em 2020 reduziu-se para 8,24% neste ano.
Num mercado de números desfasados entre construtores, alguns apresentaram valores bastante interessantes em novembro, como a Hyundai (aumento de 107,6% face a novembro de 2020), Kia (mais 183,7%) ou a Dacia (mais 97,8%), valendo a pena notar o peso que esta última tem entre os clientes particulares, que são praticamente a sua única ‘fonte’ de clientes.
No somatório de 2021, a Peugeot caminha então para ficar com o primeiro posto, tendo no acumulado dos 11 meses 15.761 veículos matriculados, num aumento de 8,6% face ao período homólogo de 2020. A sua quota de mercado aumenta ligeiramente de 11,07% para 11,76%. Em contraponto, a Renault ocupa o segundo lugar com 13.958 unidades matriculadas, uma descida de 13,8% face a igual período de 2020, sendo mais substancial a sua quebra na quota de mercado – de 12,34% em 2020 para 10,41% este ano.
A luta pelo lugar mais baixo do pódio será protagonizada pelas duas marcas premium alemãs Mercedes-Benz e BMW, com a primeira a ter uma ligeira vantagem: 10.665 matrículas contra 10.627. A Mercedes-Benz viu a sua quota de mercado de 2021 descer de 9,85% para 7,93%, ao passo que a BMW subiu de 7,30% para 7,93%.
A Citroën surge em quinto, com um ganho de 8,2% nas vendas entre um ano e outro e ganho também na quota de mercado (de 5,72% em 2020 para 6,06% em 2021), sendo a Toyota a sexta, com crescimento de 28,4% nas vendas e na quota de mercado (de 4,29% para 5,39%). Registo ainda para a prestação comercial da Hyundai, que surge na sétima posição com um crescimento de 45,5% em 2021, aumentando igualmente a sua quota de mercado (de 3,65% para 5,20%).
Novembro | Janeiro – Novembro | ||||||||
Unidades | % | Quota | Unidades | % | % no Mercado | ||||
2021 | 2020 | Var. | 2021 | 2021 | 2020 | Var. | 2021 | 2020 | |
Peugeot | 1 605 | 1 347 | 19,2 | 14,69 | 15 761 | 14 517 | 8,6 | 11,76 | 11,07 |
Renault | 900 | 1 519 | -40,8 | 8,24 | 13 958 | 16 189 | -13,8 | 10,41 | 12,34 |
Mercedes-Benz | 875 | 1 072 | -18,4 | 8,01 | 10 655 | 12 918 | -17,5 | 7,95 | 9,85 |
BMW | 830 | 1 249 | -33,5 | 7,60 | 10 627 | 9 580 | 10,9 | 7,93 | 7,30 |
Citroën | 486 | 596 | -18,5 | 4,45 | 8 117 | 7 502 | 8,2 | 6,06 | 5,72 |
Toyota | 636 | 575 | 10,6 | 5,82 | 7 220 | 5 621 | 28,4 | 5,39 | 4,29 |
Hyundai | 766 | 369 | 107,6 | 7,01 | 6 974 | 4 792 | 45,5 | 5,20 | 3,65 |
Volkswagen | 225 | 597 | -62,3 | 2,06 | 6 952 | 6 245 | 11,3 | 5,19 | 4,76 |
Seat | 164 | 420 | -61,0 | 1,50 | 5 999 | 6 285 | -4,6 | 4,48 | 4,79 |
Nissan | 416 | 503 | -17,3 | 3,81 | 5 460 | 6 672 | -18,2 | 4,07 | 5,09 |
Kia | 627 | 221 | 183,7 | 5,74 | 4 849 | 3 073 | 57,8 | 3,62 | 2,34 |
Opel | 399 | 394 | 1,3 | 3,65 | 4 801 | 4 232 | 13,4 | 3,58 | 3,23 |
Dacia | 712 | 360 | 97,8 | 6,52 | 4 674 | 4 246 | 10,1 | 3,49 | 3,24 |
Fiat | 245 | 364 | -32,7 | 2,24 | 4 540 | 5 729 | -20,8 | 3,39 | 4,37 |
Ford | 323 | 622 | -48,1 | 2,96 | 4 462 | 6 031 | -26,0 | 3,33 | 4,60 |
Volvo | 317 | 384 | -17,4 | 2,90 | 3 677 | 3 631 | 1,3 | 2,74 | 2,77 |
Audi | 125 | 277 | -54,9 | 1,14 | 3 183 | 2 661 | 19,6 | 2,37 | 2,03 |
MINI | 138 | 169 | -18,3 | 1,26 | 1 796 | 1 663 | 8,0 | 1,34 | 1,27 |
Skoda | 76 | 100 | -24,0 | 0,70 | 1 672 | 1 166 | 43,4 | 1,25 | 0,89 |
Mitsubishi | 98 | 42 | 133,3 | 0,90 | 1 364 | 1 354 | 0,7 | 1,02 | 1,03 |
Tesla | 300 | 72 | 316,7 | 2,75 | 1 347 | 1 142 | 18,0 | 1,01 | 0,87 |
Mazda | 164 | 97 | 69,1 | 1,50 | 989 | 1 018 | -2,8 | 0,74 | 0,78 |
Jeep | 42 | 59 | -28,8 | 0,38 | 708 | 669 | 5,8 | 0,53 | 0,51 |
Porsche | 93 | 65 | 43,1 | 0,85 | 681 | 762 | -10,6 | 0,51 | 0,58 |
Honda | 54 | 71 | -23,9 | 0,49 | 605 | 964 | -37,2 | 0,45 | 0,73 |
DS | 53 | 31 | 71,0 | 0,48 | 563 | 434 | 29,7 | 0,42 | 0,33 |
Land Rover | 41 | 95 | -56,8 | 0,38 | 536 | 516 | 3,9 | 0,40 | 0,39 |
Cupra | 65 | 0 | — | 0,59 | 447 | 0 | — | 0,33 | 0,00 |
Jaguar | 48 | 53 | -9,4 | 0,44 | 366 | 385 | -4,9 | 0,27 | 0,29 |
Smart | 51 | 52 | -1,9 | 0,47 | 365 | 456 | -20,0 | 0,27 | 0,35 |
Lexus | 31 | 14 | 121,4 | 0,28 | 356 | 281 | 26,7 | 0,27 | 0,21 |
Suzuki | 8 | 15 | -46,7 | 0,07 | 113 | 167 | -32,3 | 0,08 | 0,13 |
Alfa Romeo | 7 | 12 | -41,7 | 0,06 | 81 | 156 | -48,1 | 0,06 | 0,12 |
Aston Martin | 2 | 0 | — | 0,02 | 30 | 2 | 1400,0 | 0,02 | 0,00 |
Bentley | 3 | 2 | 50,0 | 0,03 | 25 | 21 | 19,0 | 0,02 | 0,02 |
Ferrari | 0 | 4 | -100,0 | 0,00 | 23 | 26 | -11,5 | 0,02 | 0,02 |
Maserati | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 21 | 7 | 200,0 | 0,02 | 0,01 |
Lamborghini | 1 | 1 | 0,0 | 0,01 | 13 | 15 | -13,3 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 2 | 0 | — | 0,02 | 10 | 6 | 66,7 | 0,01 | 0,00 |
Man | 0 | 0 | — | 0,00 | 9 | 9 | 0,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 0 | 0 | — | 0,00 | 0 | 22 | -100,0 | 0,00 | 0,02 |
Total | 10 928 | 11 826 | -7,6 | 100,00 | 134 029 | 131 165 | 2,2 | 100,00 | 100,00 |
Origem: AT | |||||||||
Fonte: ACAP |