O mercado automóvel nacional mantém a sua tendência de queda, com o mês de novembro a resultar numa quebra de 6,9% em comparação com mesmo mês de 2020. O impacto da pandemia de Covid-19 e as dificuldades dos construtores em colocar automóveis nos concessionários têm sido impeditivos para uma melhoria dos números de vendas.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em novembro de 2021 foram matriculados em Portugal 13.935 veículos automóveis, ou seja, menos 6,9% do que em igfual período de 2020. Comparando com os dados de 2019, a diferença é substancialmente maior, com o mês de novembro deste ano a contar menos 28,7% do que no mesmo mês de 2019.

No cômputo geral dos 11 meses de 2021, foram matriculados 163.944 novos veículos, um ligeiro aumento de 3,3% face ao ano passado, mas uma quebra imensa de 33,1% face ao ano pré-pandemia.

Matrículas de veículos automóveis em Portugal

Novembro 2021 Janeiro a Novembro 2021
Unid. % var. 21/19 % var. 21/20 Unid. % var. 21/19 % var. 21/20
Ligeiros de Passageiros 10 928 -33,4% -7,6% 134 029 -35,0% 2,2%
Ligeiros de Mercadorias 2 637 -7,2% -5,9% 25 509 -24,8% 6,7%
Total de Ligeiros 13 565 -29,5% -7,3% 159 538 -33,5% 2,9%
Veículos Pesados 370 27,1% 8,2% 4 406 -14,3% 21,3%
Total Mercado Automóvel 13 935 -28,7% -6,9% 163 944 -33,1% 3,3%

Fonte: ACAP

Quanto à tipologia de veículos, em novembro de 2021 foram matriculados 10.928 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, menos 7,6% do que no ano passado e menos 33,4% do que em 2019. De janeiro a novembro de 2021 as matrículas destes automóveis totalizaram 134.029 unidades, o que se traduz numa ligeira subida de 2,2% face a 2020, mas uma variação negativa de 35,0% relativamente a período homólogo de 2019.

No mercado de ligeiros de mercadorias registou-se em novembro de 2021 uma queda de 5,9% face ao mesmo mês do ano passado, com 2637 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 25.509 unidades, o que representou um decréscimo de 6,7% em comparação com o período homólogo de 2020.

Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em novembro de 2021 verificou-se um crescimento de 8,2% face ao mesmo mês do ano passado, com 370 registos. Nos primeiros 11 meses do ano, as matrículas desta categoria totalizaram 4406 unidades, o que representa aumento de 21,3% quando comparado com o mesmo período de 2020.

Relativamente aos veículos matriculados por tipo de energia, verifica-se que em novembro de 2021 foram matriculados mais 37,9% de veículos movidos a energias alternativas que no mesmo mês do ano anterior. Em termos acumulados, de janeiro a novembro, foram matriculados 46.271 veículos ligeiros de passageiros novos movidos a energias alternativas tendo isto representado um aumento de 75,5% face o mesmo período de 2020.

Matrículas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal

Energias alternativas
Novembro 2021 Janeiro a Novembro 2021
Unid. % var. 21/20 Unid. % var. 21/20
Elétrico 1 970 140,8% 11 386 70,1%
Plug-in 1 453 -3,0% 14 361 46,3%
Elétrico/Gasolina 1 295 5,4% 12 380 49,7%
Elétrico/Gasóleo 158 -41,3% 1 981 28,4%
Híbrido elétrico 1 475 19,7% 17 678 79,8%
Híbrido/Gasolina 1 078 6,6% 13 912 79,2%
Híbrido/Gasóleo 397 79,6% 3 766 82,0%
GPL/Gasolina 402 37,7% 2 816 89,6%
GNC 1 -66,7% 30 11,1%
Total 5 301 37,9% 46 271 75,5%

Fonte: ACAP

Peugeot prestes a quebrar hegemonia da Renault

Nas vendas por marcas automóveis entre os ligeiros de passageiros, a Peugeot encaminha-se a bom ritmo para quebrar a hegemonia da Renault, que tem sido a marca mais vendida em Portugal há 23 anos. A marca do ‘leão’ voltou a ser a mais vendia em novembro de 2021, sendo mesmo a única do top 5 a apresentar uma variação positiva face ao mesmo mês do ano passado.

Com 1605 unidades matriculadas e uma quota de mercado de 14,69%, a Peugeot liderou em novembro, enquanto a Renault foi a segunda melhor, com 900 automóveis matriculados, num recuo de 40,8% face ao mesmo período do ano passado. A quota de mercado deste mês, que foi de 12,84% em 2020 reduziu-se para 8,24% neste ano.

Seguiu-se a Mercedes-Benz, com 900 veículos matriculados, ficando logo à frente da BMW com 830 automóveis registados.

Num mercado de números desfasados entre construtores, alguns apresentaram valores bastante interessantes em novembro, como a Hyundai (aumento de 107,6% face a novembro de 2020), Kia (mais 183,7%) ou a Dacia (mais 97,8%), valendo a pena notar o peso que esta última tem entre os clientes particulares, que são praticamente a sua única ‘fonte’ de clientes.

No somatório de 2021, a Peugeot caminha então para ficar com o primeiro posto, tendo no acumulado dos 11 meses 15.761 veículos matriculados, num aumento de 8,6% face ao período homólogo de 2020. A sua quota de mercado aumenta ligeiramente de 11,07% para 11,76%. Em contraponto, a Renault ocupa o segundo lugar com 13.958 unidades matriculadas, uma descida de 13,8% face a igual período de 2020, sendo mais substancial a sua quebra na quota de mercado – de 12,34% em 2020 para 10,41% este ano.

A luta pelo lugar mais baixo do pódio será protagonizada pelas duas marcas premium alemãs Mercedes-Benz e BMW, com a primeira a ter uma ligeira vantagem: 10.665 matrículas contra 10.627. A Mercedes-Benz viu a sua quota de mercado de 2021 descer de 9,85% para 7,93%, ao passo que a BMW subiu de 7,30% para 7,93%.

A Citroën surge em quinto, com um ganho de 8,2% nas vendas entre um ano e outro e ganho também na quota de mercado (de 5,72% em 2020 para 6,06% em 2021), sendo a Toyota a sexta, com crescimento de 28,4% nas vendas e na quota de mercado (de 4,29% para 5,39%). Registo ainda para a prestação comercial da Hyundai, que surge na sétima posição com um crescimento de 45,5% em 2021, aumentando igualmente a sua quota de mercado (de 3,65% para 5,20%).

Novembro Janeiro – Novembro
Unidades % Quota Unidades % % no Mercado
2021 2020 Var. 2021 2021 2020 Var. 2021 2020
Peugeot 1 605 1 347 19,2 14,69 15 761 14 517 8,6 11,76 11,07
Renault 900 1 519 -40,8 8,24 13 958 16 189 -13,8 10,41 12,34
Mercedes-Benz 875 1 072 -18,4 8,01 10 655 12 918 -17,5 7,95 9,85
BMW 830 1 249 -33,5 7,60 10 627 9 580 10,9 7,93 7,30
Citroën 486 596 -18,5 4,45 8 117 7 502 8,2 6,06 5,72
Toyota 636 575 10,6 5,82 7 220 5 621 28,4 5,39 4,29
Hyundai 766 369 107,6 7,01 6 974 4 792 45,5 5,20 3,65
Volkswagen 225 597 -62,3 2,06 6 952 6 245 11,3 5,19 4,76
Seat 164 420 -61,0 1,50 5 999 6 285 -4,6 4,48 4,79
Nissan 416 503 -17,3 3,81 5 460 6 672 -18,2 4,07 5,09
Kia 627 221 183,7 5,74 4 849 3 073 57,8 3,62 2,34
Opel 399 394 1,3 3,65 4 801 4 232 13,4 3,58 3,23
Dacia 712 360 97,8 6,52 4 674 4 246 10,1 3,49 3,24
Fiat 245 364 -32,7 2,24 4 540 5 729 -20,8 3,39 4,37
Ford 323 622 -48,1 2,96 4 462 6 031 -26,0 3,33 4,60
Volvo 317 384 -17,4 2,90 3 677 3 631 1,3 2,74 2,77
Audi 125 277 -54,9 1,14 3 183 2 661 19,6 2,37 2,03
MINI 138 169 -18,3 1,26 1 796 1 663 8,0 1,34 1,27
Skoda 76 100 -24,0 0,70 1 672 1 166 43,4 1,25 0,89
Mitsubishi 98 42 133,3 0,90 1 364 1 354 0,7 1,02 1,03
Tesla 300 72 316,7 2,75 1 347 1 142 18,0 1,01 0,87
Mazda 164 97 69,1 1,50 989 1 018 -2,8 0,74 0,78
Jeep 42 59 -28,8 0,38 708 669 5,8 0,53 0,51
Porsche 93 65 43,1 0,85 681 762 -10,6 0,51 0,58
Honda 54 71 -23,9 0,49 605 964 -37,2 0,45 0,73
DS 53 31 71,0 0,48 563 434 29,7 0,42 0,33
Land Rover 41 95 -56,8 0,38 536 516 3,9 0,40 0,39
Cupra 65 0 0,59 447 0 0,33 0,00
Jaguar 48 53 -9,4 0,44 366 385 -4,9 0,27 0,29
Smart 51 52 -1,9 0,47 365 456 -20,0 0,27 0,35
Lexus 31 14 121,4 0,28 356 281 26,7 0,27 0,21
Suzuki 8 15 -46,7 0,07 113 167 -32,3 0,08 0,13
Alfa Romeo 7 12 -41,7 0,06 81 156 -48,1 0,06 0,12
Aston Martin 2 0 0,02 30 2 1400,0 0,02 0,00
Bentley 3 2 50,0 0,03 25 21 19,0 0,02 0,02
Ferrari 0 4 -100,0 0,00 23 26 -11,5 0,02 0,02
Maserati 0 3 -100,0 0,00 21 7 200,0 0,02 0,01
Lamborghini 1 1 0,0 0,01 13 15 -13,3 0,01 0,01
Alpine 2 0 0,02 10 6 66,7 0,01 0,00
Man 0 0 0,00 9 9 0,0 0,01 0,01
Iveco 0 0 0,00 0 22 -100,0 0,00 0,02
Total 10 928 11 826 -7,6 100,00 134 029 131 165 2,2 100,00 100,00
Origem: AT
Fonte: ACAP