A Mercedes-Benz vai produzir motores elétricos de fluxo axial de alta performance em Berlim, noutra medida que visa transformar a marca alemã numa companhia unicamente orientada para a eletrificação a partir de 2030 nos mercados que assim o permitam. Para o efeito, a Mercedes-Benz vai proceder à transformação da sua infraestrutura de Berlim, antevendo também um novo passo na aposta na eletrificação e digitalização.

Após a aquisição da empresa britânica de motores de alta performance YASA, a Mercedes-Benz vai incorporar a produção destes componentes no seu portefólio em Berlim. A YASA é especialista na produção e desenvolvimento de motores elétricos de fluxo axial, mais compactos e cuja entrega de potência é considerada mais eficaz, prevendo-se que os mesmos sejam aplicados aos modelos desportivos da AMG.

Adicionalmente, o desenvolvimento do Mercedes-Benz Digital Factory Campus – um campus para o desenvolvimento, teste e implementação de aplicações de software de nova geração MO360 – já está num estádio avançado, esperando-se o arranque de produção no próximo ano. Berlim será o centro de competição para a digitalização da rede de produção global da marca alemã, suportando também novas soluções e aplicações para o ecossistema digital MO360. A Mercedes-Benz está a investir centenas de milhares de euros na transformação da sua fábrica de Berlim no decurso dos próximos seis anos.

Berlim será o centro global para a qualificação e aprendizagem para a futura rede de produção global, recorrendo a uma plataforma de aprendizagem digital inovadora e flexível. A marca criou igualmente um novo programa de qualificações, destinado a conceder aos empregados da área de produção novas oportunidades para o centro digital de Berlim, dando-lhes assim outras qualificações para o mundo digital.

Esta é uma medida acordada com os sindicatos que visa manter o máximo de postos de trabalho possível através da requalificação do pessoal, ao mesmo tempo que irá também levar em conta os processos de reforma e aquisições ao longo do processo de mudança natural do perfil laboral. A marca determinada que “a prioridade principal é implementar estas mudanças estruturais e de pessoal, que têm impacto nos perfis de emprego, de uma forma socialmente aceitável”.

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