Unindo-se no desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade e de condução autónoma, a Mercedes-Benz e a Nvidia anunciaram uma parceria com o fim de tentarem obter novas soluções tecnológicas para os futuros carros da marca alemã. Esta decisão é dada a conhecer dois dias apenas depois de a parceria da marca automóvel com a BMW para o desenvolvimento da condução autónoma ter sido suspenso por tempo indeterminado.

O anúncio e os trâmites da cooperação foram dados a conhecer em conjunto pelos CEO das duas companhias, Ola Källenius, por parte da Daimler e da Mercedes-Benz, e Jensen Huang, da Nvidia, unindo forças para dotar os automóveis de próxima geração com capacidade de atualização de software, Inteligência Artificial e recursos autónomos.

Trabalhando juntas, as empresas planeiam desenvolver a arquitetura de computação mais sofisticada e avançada implementada num automóvel. A implementação desta tecnologia nos veículos, com base na plataforma Nvidia Drive, terá início em 2024, permitindo funções de condução autónoma e atualizáveis nos modelos Mercedes-Benz de nova geração.

Um dos principais recursos será o de poder automatizar a condução de rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, haverá inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicações de software e serviços de assinatura por meio de atualizações (OTA – Over the Air) de software durante a vida útil do carro.

O SoC (sistema em chip de computador), chamado Nvidia Orin, é baseado na recentemente anunciada arquitetura de supercomputação Nvidia Ampere. Em cooperação, ambas as marcas irão desenvolver os princípios de Inteligência Artificial e veículos autónomos que incluem os níveis SAE 2 e 3, bem como funções de estacionamento automatizadas (até ao Nível 4).

À medida que a estrutura tecnológica e regulamentar se desenvolver, será possível atualizar todos os carros através da nuvem via “OTA” para permitir novas funções de condução automatizada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.