A Mercedes-Benz entra na nova era da eletrificação na máxima força: chama-se EQC e é o primeiro automóvel elétrico a ser lançado ao abrigo da submarca EQ, que representa uma nova era de sustentabilidade para a marca do grupo Daimler.

Não é o primeiro elétrico da Mercedes-Benz, uma vez que o Classe B assumiu esse papel no passado, mas o EQC tem o condão de dar o pontapé de saída para uma nova era da marca, com uma potência combinada de 408 CV (300 kW) e uma autonomia estimada de mais de 450 quilómetros (ainda de acordo com o anterior ciclo NEDC).

O EQC apresenta um novo desenvolvimento de sistema de tração com transmissões elétricas compactas em cada eixo – ou seja, consegue funcionar com tração integral. Para reduzir o consumo de energia e aumentar o dinamismo, as transmissões elétricas são configuradas de maneira diferente: o motor elétrico dianteiro é otimizado para a melhor eficiência possível no intervalo de carga média a baixa, enquanto o traseiro determina o dinamismo. Juntos, geram uma potência de 300 kW (408 CV) e um binário máximo de 765 Nm.

O QUE É?

O EQC é o primeiro elétrico da Mercedes-Benz lançado ao abrigo da submarca EQ, proporcionando novas capacidades técnicas e tecnológicas. Motores elétricos para potência combinada de 408 CV/300 kW e autonomia superior a 450 km (NEDC).

QUANDO?

Chega a Portugal em 2019. Preços só mais tarde.

O primeiro modelo da Mercedes-Benz ao abrigo da marca EQ tem muitos detalhes de design pioneiro e destaques de cor típicos da marca com “design do luxo progressivo, que se verifica pela combinação da beleza, de elementos digitais e analógicos, bem como a fusão perfeita de design intuitivo e físico”, refere a marca em comunicado.

No que diz respeito ao desenho, o EQC combina a silhueta de um SUV tradicional com a de um coupé desportivo, demarcando-se na dianteira o grande painel negro que envolve os faróis e a grelha. Pela primeira vez, o painel preto é delimitado no topo por uma fibra ótica, como uma ligação visual entre as lâmpadas de circulação diurna tipo-lanterna, sendo esta uma característica típica da Mercedes-Benz. À noite, cria uma faixa de luz horizontal quase ininterrupta. As caixas internas e os tubos dos faróis Multibeam LED estão personalizadas em preto de alto brilho. Os contrastantes tons de cor confirmam discretamente a associação do modelo à nova família EQ: listas azuis em fundo preto e letteringMultibeam também em azul.

No interior, o realce vai para a combinação de requinte com progresso tecnológico, visível por exemplo no contorno nervurado do painel de instrumentos, que se assemelha às nervuras de refrigeração de um amplificador hi-fi.

Vamos a números

Com os seus dois motores assíncronos, oferece uma potência conjunta de 408 CV/300 kW, conseguindo disponibilizar assim tração integral. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,1 segundos, conseguindo chegar aos 180 km/h de velocidade máxima (limitada). A bateria de iões de lítio tem 80 kWh (pesando 650 kg), com um consumo de 22.2 kWh/100 km.

O EQC admite cinco programas de condução, cada um com características diferentes: Comfort, ECO, Max Range, Sport e ainda um programa adaptável individualmente. O condutor também é capaz de influenciar o nível de recuperação usando os comandos do volante. O sistema ECO Assist oferece ajuda ao condutor por exemplo, alertando quando é apropriado desacelerar (por exemplo, porque o veículo se aproxima do limite de velocidade), apresentando dados de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações dos assistentes de segurança inteligentes (radares e câmaras).

Carregamento: flexível e rápido

Como padrão, o EQC é equipado com um carregador a bordo (OBC) refrigerado a água com capacidade de 7.4 kW, tornando-o adequado para carregamento em casa ou em estações de recarga públicas. Contudo, a marca propõe ainda uma Mercedes-Benz Wallbox, que é até três vezes mais rápida do que numa tomada doméstica. É ainda mais rápido com carregamento DC – que é padrão para o EQC – por exemplo, via CCS (Combined Charging Systems) na Europa e nos EUA e CHAdeMO no Japão ou Grã Bretanha.

Dependendo do SoC (status da carga), o EQC pode ser carregado com uma saída máxima de até 110 kW numa estação de carga apropriada. Em cerca de 40 minutos, a bateria pode ser carregada de 10 a 80%, segundo os dados provisórios apontados pela marca.

Entre as várias medidas levadas a cabo pelos engenheiros da marca alemã durante o processo de desenvolvimento deste EQC, nota para o trabalho efetuado ao nível do conforto sonoro. O EQC tem motores isolados por montagens de borracha em dois pontos: onde o motor se conecta ao chassis e onde o chassis se conecta à carroçaria. Este isolamento efetivo é complementado com medidas de isolamento para um habitáculo extremamente silencioso.

O sistema de infroentretenimento é o novo MBUX – Mercedes-Benz User Experience – que possui várias funções específicas de EQ, como a exibição de faixa, status de carga e fluxo de energia, além de navegação otimizada ou modos de condução também controláveis via MBUX. O visor do MBUX possui um menu especial EQ, onde vários recursos de EQ são agrupados.

No que diz respeito a serviços de conectividade, o EQ com Mercedes.me confere serviços abrangentes, como o controlo climático de pré-entrada. Este garante que o interior do veículo já esteja na temperatura desejada no momento de partida. Pode ser programado diretamente via MBUX ou por via da aplicação Mercedes.me. Um sistema sofisticado com uma bomba de calor e impulsionadores de aquecimento elétrico pré-climatiza o interior.

Já a navegação otimizada por EQ baseia o seu cálculo na rota mais rápida, levando em consideração o menor tempo de carregamento. O planeamento de rotas também responde dinamicamente a mudanças e pode ocorrer externamente (através da app Mercedes.me) ou no interior do veículo.

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