Mercedes-Benz garante emissões de NOx bem abaixo da norma RDE

08/05/2018

Com uma nuvem negra a pairar sobre a tecnologia Diesel, a Mercedes-Benz continua a apostar nestas motorizações, anunciando para a sua gama valores de emissões de óxido de azoto (NOx) muito abaixo daquelas previstas como limite máximo pelo novo ciclo de emissões Real Driving Emissions (RDE).

De acordo com a marca germânica, os seus motores Diesel de nova geração têm uma média de emissões de NOx entre os 40 e os 60 miligramas por quilómetro em condições já especificadas pelo RDE, sendo inferiores ao limite de 168 mg/km no que diz respeito a este poluente. A Mercedes-Benz consegue este resultado por intermédio de novas tecnologias de tratamento de gases de escape que têm sido introduzidas ao longo dos dois últimos anos.

Após o lançamento do novo Classe A, a marca consolida a sua gama de modelos com motorizações Diesel, mantendo a confiança nesta tecnologia, apesar de todas as ameaças que a rodeiam. No caso do novo compacto, a Mercedes-Benz confia no novo OM 608, o qual conta com sistema de tratamento de gases de escape mais compacto e próximo do motor, bem como novas válvulas de recirculação de gases de escape (EGR) com unidades de alta e baixa pressão. Pela primeira vez, este sistema conta ainda com um catalisador SCR com tratamento AdBlue, sendo assim transversal a todas as gamas.

Nos próximos meses, outros modelos da Mercedes-Benz irão receber motores com certificação Euro 6d-TEMP. Até setembro de 2018, a marca planeia ter mais de 30 dos atuais modelos e mais de 200 variantes alteradas de acordo com a norma Euro 6d-TEMP (Patamar 1 da norma RDE), ou seja, um ano antes da sua obrigatoriedade em todos os veículos.

“A nova geração de motores já demonstrou há dois anos como o desafio do NOx nos carros Diesel pode ser resolvida tecnicamente. Estamos completamente empenhados nos motores Diesel modernos como parte do nosso ‘mix’ para o futuro”, referiu Ola Källenius, membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável pela pesquisa e desenvolvimento para a Mercedes-Benz Cars.

A título de exemplo, a Mercedes-Benz dá conta de que a companhia de inspeções TÜV Hessen ensaiou uma carrinha Classe C com o motor OM654 de 1.6 litros de acordo com a norma RDE e conseguiu emissões de NOx abaixo dos 10 mg/km em ciclo geral, com arranques a frio ou a quente.

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