Nissan nomeia novo CEO com experiência chinesa

08/10/2019

A Nissan revelou o seu novo diretor executivo e CEO, Makoto Uchida, que era até aqui o vice-presidente sénior da Nissan e presidente da Dongfeng Motor Co., Ltd..

Nos últimos meses, a liderança da Nissan já mudou de mãos por duas vezes, em ambos os casos com registos de alegadas irregularidades financeiras, primeiro por Carlos Ghosn (em 2018) e, depois, por Hiroto Saikawa, que se demitiu no último mês depois de também ter sido apanhado em esquemas financeiros ilegais.

Além de Uchida, que está na Nissan desde 2003, o conselho nomeou também o atual COO da Mitsubishi Motors Corporation, Ashwani Gupta, como representante executivo e COO da Nissan. O vice-presidente sénior da Nissan, Jun Seki, foi nomeado para o cargo de vice-presidente de operações, reportando a Gupta.

Em nome do órgão que representa, o presidente do Conselho de Administração, Yasushi Kimura, explicou “Uchida é o líder certo para impulsionar os negócios da Nissan. O Comité de Nomeação da empresa liderou o processo de nomeação e avaliou os candidatos de acordo com a nova estrutura de governança da Nissan, criada em junho. Esperamos que Uchida lidere a empresa como uma equipa, concentrando-se imediatamente na recuperação dos negócios e revitalização da companhia. E esperamos que Gupta e Seki alavanquem totalmente os seus conhecimentos e experiência para apoiar o novo CEO”.

As nomeações devem entrar em vigor até 1 de janeiro de 2020.