Novo Concept da Kia propõe design revolucionário para o Futur(on)

05/11/2019

Desfazendo ideias de que os veículos elétricos não podem ter emoção, a Kia apresentou um novo protótipo para um SUV 100% elétrico denominado Futuron Concept, com tração integral e um conceito muito agressivo em termos de design que, nalguns aspetos, inspirou-se na ideia de um disco voador.

Num trocadilho com a expressão ‘Future On’, a marca coreana decidiu apostar no novo Futuron para identificar um modelo de proporções desportivas em jeito de um coupé, mas também com uma estética desprovida de ornamentos, apostando, ao invés, na claridade de ideias e de superfícies planas.

A dianteira apresenta, no entanto, um traço de ligação com os modelos atuais, mas onde antes havia uma grelha ‘Tiger Nose’ passa a haver uma ‘Tiger Face’, ou seja, do nariz passou a ser toda a face do felino, numa nova interpretação dos modelos da marca para o futuro. A face do tigre incorpora os faróis, por exemplo, num estilo inovador ‘Star Cloud’ para uma identidade noturna muito vincada inspirada nas constelações estelares para uma visão distintiva a reboque das luzes de Matrix LED. O mesmo conceito de ‘Star Cloud’ é apresentado na secção posterior.

Num outro atributo de homenagem, este ao legado chinês – o modelo é apresentado num certame internacional na China, onde ficará em exposição até dia 10 – a cobertura da área de iluminação replica a das escamas que adornas os dragões chineses, tanto na mitologia, como nas celebrações atuais. Essas escamas conseguem mesmo alterar o seu posicionamento consoante a iluminação diurna de LED e a de circulação. O conceito de escalas é replicado ainda no interior, por exemplo, para esconder as saídas de ventilação.

Este concept, que a marca apresenta como uma declaração de intenções para os seus modelos do futuro, mede quase cinco metros de comprimento (4850 mm), apresentando ainda 1550 mm de altura e 3000 mm de distância entre eixos, além de dispor ainda de elevada altura ao solo para uma “postura confiante”. A Kia explica, ainda, que o seu formato apenas é possível “pela motorização 100% elétrica”.

Sob a carroçaria de baixo peso surge um conjunto motriz elétrico com uma bateria de alta capacidade situada sob o piso do veículo, alimentando quatro motores elétricos, um por cada roda, o que lhe confere a habilidade de tração integral (e-AWD). No interior, apostado em elementos de alta tecnologia, destaque para os bancos de elevado conforto, refletindo ainda um “novo tipo de experiência de condução interativa para os ambientes urbanos.

O tejadilho, por exemplo, tem uma superfície vidrada que lhe dá uma impressão de 360 graus para uma visão ao estilo de “disco voador”. Palavras da Kia… Ao inundar o interior com luminosidade natural, os passageiros incrementam o seu bem-estar, sendo também nesse tejadilho em vidro que se situa uma rede de sensores LiDAR (deteção de luz e de alcance) capazes de produzir condução de nível 4, incluindo desvio de atenção do condutor em muitas das condições.

Os dois bancos dianteiros foram criados com materiais flexíveis que permitem uma posição de condução normal, ou, quando em modo autónomo, numa posição de poltrona como na primeira classe de um avião de longo curso (posicionando o corpo em posição de ‘gravidade zero’). Nesse modo, o volante recolhe, para libertar mais espaço para os passageiros.

A área em redor do condutor conta com elementos como um interface gráfico que surge da porta do seu lado e que se prolonga por trás do volante num arco sem interrupções. Isso une o painel de instrumentos com o painel central tátil numa superfície limpa. O ‘cérebro’ do Futuron Concept assenta em tecnologia de inteligência artificial, apresentando informações de condução autónoma, sobre a motorização e sobre as funcionalidades da navegação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.