Segundo a edição 2020 do Observador Cetelem Automóvel, o carro é considerado um “meio de liberdade incomparável” para 25% dos portugueses inquiridos. No inquérito realizado a 10.000 pessoas em 15 países em todo o mundo, oito em cada dez inquiridos afirmaram ter uma forte ligação à sua viatura.

E é na “vizinha” Espanha que a paixão automóvel mais se faz sentir. Para 40% dos espanhóis o automóvel é um meio de liberdade incomparável, opinião partilhada por apenas 5% dos japoneses inquiridos…

Para 42% dos cidadãos portugueses entrevistados pelo Observador Cetelem o carro é, acima de tudo, um meio de transporte, mas no estudo mais de três quartos dos portugueses (76%) confirmaram que sentem uma “forte afeição” ao seu automóvel.

Ao contrário, 24% dos portugueses que responderam a este inquérito afirmaram não ter qualquer tipo de ligação ao automóvel, embora só 9% do total de inquiridos considera que comprar automóvel é cada vez menos útil, face às alternativas de mobilidade à disposição: transporte coletivo, carsharing, entre outras.

Quantos são?

Na edição de 2020 do Observador Cetelem Automóvel, ainda a informação de que o parque automóvel em Portugal é de 611 veículos por cada 1000 habitantes. Os Estados Unidos lideram este ranking de veículos per capita, com 821 veículos/1000 habitantes.

Entre os países com taxas mais baixas em matéria de propriedade do automóvel, a China surpreende com um total de apenas 118 veículos por 1000 habitantes. África do Sul, com 176 automóveis por 1000 habitantes, e Turquia, com 195 carros, completam este pódio das nações.