Desta feita, não será um protótipo produzido internamente pela marca nipónica, mas um dos já tradicionais projetos de design do Instituto Europeu de Design (IED), que regressa a Genebra com o Tomo, um concept car elétrico de dimensões bastante compactas criado em parceria com a Honda. Este projeto é o resultado da tese de curso de 13 estudantes no curso de Transportes no IED de Turim, em Itália.
Tal como a um centro de design automóvel tradicional, a marca japonesa pediu aos estudantes que trabalhassem neste projeto ao abrigo do conceito de diversão do futuro, procurando então desenhar aquele que achariam que seria o meio de transporte ideal para os jovens dos próximos seis anos. Meses de planeamento em pesquisa resultaram na criação do Tomo, a meio caminho entre um dispositivo de mobilidade inteligente, de lazer e de tempo livre adaptados aos tempos modernos e ao meio urbano.
A própria denominação do carro reflete o espírito do conceito, com a palavra Tomo a significar ‘amigo’ em japonês, adaptando-se aos desejos e vontades de cada utilizador.
O Tomo tem dimensões compactas, com 3997 mm de comprimento, 1893 mm de largura, 1556 mm de altura e 2690 mm de distància entre eixos, apresentando feitio de coupé mas funcionalidade uma pequena ‘pickup’. O interior, por seu turno, procura oferecer simplicidade e funcionalidade, com integração de ecrãs, volante e head-up projetado no para-brisas.
“Com 15 modelos à escala real apresentados ao longo dos anos no Salão de Genebra pelo Instituto Europeu de Design, os visitantes experimentaram desenhos provocadores vindos da escola, a única rede internacional de elevada educação a participar em eventos deste género”, refere Paola Zini, diretora do IED de Turim.Com efeito, o trabalho em torno deste projeto contou com a participação de uma grande quantidade de talentos internacionais: o desenho deste Honda Tomo foi escolhido com base no conceito do mexicano Ricardo Alejandro Campos Ortega, enquanto o trabalho do indiano Rudraksh Banerjie baseou o interior. Depois, ambos os ideais foram desenvolvidos com outros estudantes do curso, oriundos de Itália, Alemanha, China ou Tailândia.
O Master em Design de Transportes na IED de Turim é coordenado por Alessandro Cipolli com a colaboração de Davide Tealdi, sob a supervisão de Luca Borgogno, diretor da Pininfarina Automobili e coordenador da área de Transportes do IED.
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