O elétrico surpresa da Honda para Genebra

18/02/2019

Além da versão de pré-produção do EV Urban Concept, citadino elétrico que terá a sua variante definitiva revelada mais tarde, no Salão de Frankfurt, a Honda irá contar com um segundo concept elétrico no Salão de Genebra, em março.

Desta feita, não será um protótipo produzido internamente pela marca nipónica, mas um dos já tradicionais projetos de design do Instituto Europeu de Design (IED), que regressa a Genebra com o Tomo, um concept car elétrico de dimensões bastante compactas criado em parceria com a Honda. Este projeto é o resultado da tese de curso de 13 estudantes no curso de Transportes no IED de Turim, em Itália.

Tal como a um centro de design automóvel tradicional, a marca japonesa pediu aos estudantes que trabalhassem neste projeto ao abrigo do conceito de diversão do futuro, procurando então desenhar aquele que achariam que seria o meio de transporte ideal para os jovens dos próximos seis anos. Meses de planeamento em pesquisa resultaram na criação do Tomo, a meio caminho entre um dispositivo de mobilidade inteligente, de lazer e de tempo livre adaptados aos tempos modernos e ao meio urbano.

A própria denominação do carro reflete o espírito do conceito, com a palavra Tomo a significar ‘amigo’ em japonês, adaptando-se aos desejos e vontades de cada utilizador.

O Tomo tem dimensões compactas, com 3997 mm de comprimento, 1893 mm de largura, 1556 mm de altura e 2690 mm de distància entre eixos, apresentando feitio de coupé mas funcionalidade uma pequena ‘pickup’. O interior, por seu turno, procura oferecer simplicidade e funcionalidade, com integração de ecrãs, volante e head-up projetado no para-brisas.

“Com 15 modelos à escala real apresentados ao longo dos anos no Salão de Genebra pelo Instituto Europeu de Design, os visitantes experimentaram desenhos provocadores vindos da escola, a única rede internacional de elevada educação a participar em eventos deste género”, refere Paola Zini, diretora do IED de Turim.

Com efeito, o trabalho em torno deste projeto contou com a participação de uma grande quantidade de talentos internacionais: o desenho deste Honda Tomo foi escolhido com base no conceito do mexicano Ricardo Alejandro Campos Ortega, enquanto o trabalho do indiano Rudraksh Banerjie baseou o interior. Depois, ambos os ideais foram desenvolvidos com outros estudantes do curso, oriundos de Itália, Alemanha, China ou Tailândia.

O Master em Design de Transportes na IED de Turim é coordenado por Alessandro Cipolli com a colaboração de Davide Tealdi, sob a supervisão de Luca Borgogno, diretor da Pininfarina Automobili e coordenador da área de Transportes do IED.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.