O seu próximo carro pode estar aqui: Os modelos que vão marcar 2019
30/12/2018
Mercedes-Benz Classe B: Indo ao encontro de quem precisa de espaço e versatilidade com dimensões compactas e condução dinâmica, o novo Classe B chega com uma vertente mais desportiva, contando também com as mais recentes tecnologias de segurança e de conectividade, como o sistema MBUX. Chega em fevereiro.
Toyota Corolla: O sucessor do Auris reergue o nome Corolla e prepara um ataque forte ao segmento C, com um design mais agressivo e uma aposta na eficácia da plataforma TNGA. O destaque estará nos híbridos, com duas versões à escolha (1.8 e 2.0), havendo também carroçarias distintas – compacto, sedan e carrinha. Chega na primavera de 2019.
Mercedes-AMG A35 4MATIC: Entrada no universo AMG com um modelo de base assente num motor de dois litros capaz de debitar 306 CV e 400 Nm de binário, aliado a caixa automática e tração integral 4MATIC. Não será o único AMG para o Classe A… Chega em janeiro de 2019 com um custo base de 62.500€.
BMW Série 8 Cabriolet: A versão descapotável da gama estará à venda no primeiro trimestre de 2019. No lançamento, o Série 8 Cabrio estará disponível com dois motores, destacando-se pela rapidez com que a sua capota efetua as operações de abertura e encerramento. Afinal, são apenas 15 segundos para completar estes procedimentos, a velocidades até 50km/h.
Toyota Camry: Observando o bom desempenho do Camry no mercado americano, a Toyota Motor Europe (TME) decidiu trazer esta berlina para a Europa. Tal como seria de esperar, sem qualquer referência ao Diesel, que faz parte do passado na Toyota, totalmente centrada na sua tecnologia ‘Self-Charging Hybrid’. Chega na segunda metade de 2019.
Renault Kadjar: Recebendo inspiração noutros modelos da marca, como o Mégane ou o Scénic, o renovado Kadjar apresenta agora um estilo mais dinâmico e novidades mecânicas para dinamismo e eficiência reforçados. Chega nos primeiros meses de 2019.
Polestar 1: O primeiro coupé desportivo da nova marca que agora se dissocia da Volvo. Com quatro lugares (2+2), 4,5 metros (menos 65 cm no comprimento e 32 cm na distância entre eixos relativamente a um 90) e partes da carroçaria moldadas em fibra de carbono, o Polestar 1 conta com um sistema híbrido de 600 CV e 1000 Nm de binário, sendo anunciado com uma autonomia de 150 km em modo elétrico. Segunda metade de 2019.
Toyota Supra: Projetado em parceria com a BMW (embora para dois conceitos bastante diversos quanto ao resultado final), o novo Supra promete desempenho bastante elevado e grande cuidado na dinâmica, com motores de seis cilindros em linha e elevada potência. Chega no final de 2019.
Volkswagen Passat: Em 2019, a marca alemã irá renovar de forma profunda este seu bem-sucedido executivo, que terá, como grande destaque estético, uma aproximação ao visual desportivo do Arteon. Motores mais eficientes e adoção de tecnologias de conectividade avançadas serão dados adquiridos. Chega na segunda metade de 2019.
Volkswagen T-Cross: Novo elemento da família T respeitante aos SUV, o T-Cross, modelo de dimensões compactas que chega a Portugal em abril de 2019 e que promete ser fundamental para o crescimento da marca alemã a nível mundial. Motores turbo (gasolina e Diesel) e soluções de conectividade de nova geração.
Volvo S60: O primeiro Volvo só com motorizações a gasolina ou Plug-in aí está. É o S60 que chega a Portugal lá para junho e ainda não tem preços. Agrada ao olhar e apresenta uma construção com a qualidade exigível num Premium, além de apostar numa imagem muito semelhante ao dos 90.
Skoda Citigo Elétrico: Anos depois do Volkswagen e-up!, é a vez da Skoda contar com um citadino elétrico na forma do Citigo. A base será a mesma, naturalmente, do e-up!, partilhando-se assim custos e conhecimentos.
SEAT Tarraco: Como modelo de topo, o Tarraco não é apenas o terceiro SUV e o maior da atual gama que é composta por Arona e Ateca. É também o manifesto da marca para uma linguagem de estilo diferenciada e que será incutida, doravante, nos demais modelos como o futuro Leon, que deverá surgir na segunda metade de 2019. A espera pelo Tarraco em Portugal terminará no mês de fevereiro, apenas com sete lugares.
Volvo V60 Cross Country: Conta com distância ao solo aumentada em 75 mm face à carrinha de base, beneficiando de chassis e suspensão especialmente concebidos para realçar a sua capacidade off-road. A capacidade de tração às quatro rodas (AWD) é de série bem como o sistema Hill Descent Control e modo de condução ‘Off-Road’. Inicialmente, terá motorizações T5 AWD a gasolina e D4 AWD Diesel. A breve trecho serão introduzidas as novas opções eletrificadas.
Tesla Model 3: Não é propriamente uma novidade, mas sê-lo-á quando chegar a Portugal, em meados de fevereiro, com as variantes Performance e Long Range, ambos equipados com uma bateria com 75 kWh de capacidade e dois motores elétricos, sendo que no caso do primeiro, a potência total chega aos 462 CV.
Skoda Scala: Anuncia-se como a imagem de um novo estilo na Skoda. É um compacto desenvolvido sobre o protótipo Vision RS, substitui o Spaceback e não deixa de ter parecenças com esse. Usa, pela primeira vez na marca, a plataforma MQB e, como de costume, afirma-se como uma referência em termos de habitabilidade e espaço. Chega em abril a Portugal.
Volkswagen Golf: O novo Golf promete surpreender pela eficácia, mas também corresponder aos pergaminhos de competência familiar com que tem brindado o Velho Continente ao longo de décadas. Motores renovados, conectividade muito reforçada e dinâmica equilibrada serão atributos deste novo compacto que tem a sua coroa na Europa ameaçada pelos vários rivais. O visual, esse, não será revolucionário, mas será mais atual.
Toyota RAV4: Com estilo vincadamente diferente e uma abordagem SUV muito completa, o novo RAV4 dá continuidade ao espírito de pioneirismo que a Toyota encetou há mais de duas décadas. O novo RAV4 mantém firme a aposta da Toyota na tecnologia eletrificada ‘Self-Charging Hybrid’, recorrendo a uma nova motorização híbrida TNGA de 2.5 litros e 222 CV (AWD) ou 218 CV (FWD) com baixos consumos e emissões reduzidas.
Renault Clio: O segundo semestre deverá assinalar a chegada de um dos modelos de maior sucesso na Europa. O Clio promete adotar uma maior semelhança com o resto da gama, bem como um maior foco na habitabilidade e na eficiência, com motorizações de última geração, incluindo uma opção híbrida. A tecnologia será também reforçada, sobretudo em material de conectividade e condução.
Renault Mégane R.S. Trophy: Embora lançado em 2018, o novo Mégane desportivo de altas performances contará em 2019 com uma nova versão mais potente. O motor é o mesmo – 1.8 Turbo –, mas passa dos 280 CV para os 300 CV, com o binário a subir para os 420 Nm com a caixa EDC (400 Nm com a versão manual). Chassis mais apurado e eficácia valorizada com o sistema de quatro rodas direcionais.
Renault Captur: Um dos SUV compactos mais bem-sucedidos do mercado, o Captur, será completamente renovado em 2019, com estética mais robusta, interior de maior qualidade e motorizações eficientes a gasolina e uma híbrida Plug-in para lançamento em 2020. De resto, aplicam-se muitas das virtudes técnicas do novo Clio. Na imagem, o modelo atual.
Audi e-tron quattro: O primeiro Audi de uma nova era. Este elétrico tem carroçaria direcionada para o segmento SUV com bateria de 95 kWh e 300 kW de potência para prestações capazes de rivalizar com um desportivo. A autonomia rondará os 500 quilómetros e terá possibilidade de carregamento super-rápido. Chegada ao mercado prevista para janeiro ou fevereiro de 2019.
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC: A marca alemã entra na nova era da eletrificação na máxima força: chama-se EQC e é o primeiro automóvel elétrico a ser lançado ao abrigo da submarca EQ. Este SUV tem uma potência combinada de 408 CV (300 kW) e uma autonomia estimada de mais de 450 quilómetros (ainda de acordo com o anterior ciclo NEDC). Chega no primeiro semestre de 2019.
Porsche Taycan: O primeiro Porsche elétrico tem por base o Mission E Concept, assumindo um design típico da marca com o intuito de bater os mais potentes dos Tesla. Especificações de luxo: 600 CV de potência resultantes de dois motores elétricos (um por eixo), com uma autonomia superior a 500 quilómetros e a particularidade de carregar cerca de 400 quilómetros nas baterias em apenas 15 minutos quando utilizados os carregadores super-rápidos.
Peugeot 508 SW: A Peugeot quer que a nova carrinha 508 SW seja a solução para uma equação que muitas famílias têm: estilo ou espaço? Combinando as duas, esta carrinha muito estilizada chega no final da primavera de 2019, com preços entre 2000 e os 3000 mil euros acima das versões correspondentes berlina. Mais funcionalidade, mas as mesmas credenciais tecnológicas e dinâmicas.
Mercedes-Benz GLE: Mais avançado e com foco renovado na eficiência, destacando-se a estreia de um sistema de suspensão ativa E-Active Body Control alimentado por um sistema elétrico de 48V, o novo Mercedes-Benz GLE chega no primeiro semestre de 2019, apresentando também novos motores de seis cilindros em linha Diesel mais eficientes.
Nissan Leaf: Embora já no mercado há cerca de um ano, o novo Leaf contará com uma variante mais potente e com autonomia mais longa, graças a uma bateria com 60 kWh de capacidade. Mais detalhes serão conhecidos em breve, mas deverá ter o nome Leaf E-Plus.
Nissan Juke: O novo Juke será apresentado ao longo de 2019, devendo manter os traços arrojados que caracterizaram o atual modelo, que apesar de algumas atualizações ao longo dos últimos anos, não esconde os cerca de sete anos de comercialização no mercado. Mais tecnologia, mais eficácia e conectividade melhorada serão argumentos, bem como a habitabilidade. Imagem do modelo atual.
Lexus UX: Marcando pela diferença – sempre o objetivo da Lexus –, o novo UX vai reforçar a gama de crossovers da marca Premium japonesa, propondo uma série de novidades relevantes, como uma nova plataforma e uma nova motorização híbrida (UX 250h) que promete afirmar-se como uma solução de sucesso. Detalhes interiores de conforto e requinte sublinham a natureza Premium deste Lexus.
Honda CR-V: A reboque da nova geração do CR-V na Europa, a Honda introduz um novo conjunto híbrido com a promessa de baixos consumos e emissões reduzidas. Destaca-se pela combinação do motor 2.0 i-VTEC a gasolina de ciclo Atkinson (mais eficiente) a transmissão direta, com modos EV e Sport dedicados. Em Portugal, este novo SUV eficiente chega em meados de janeiro, por 38.500€.
Peugeot 208: Foi o primeiro modelo da marca gaulesa a contar com o sistema i-Cockpit e a nova geração deverá contar com a evolução dessa tecnologia, bem como novos sistemas de conectividade e de assistência à condução. Com recurso a uma nova plataforma modular capaz de albergar motores a gasolina e elétricos, o novo 208 também deverá contar com versão GTi de altas prestações. Imagem do modelo atual.
Kia Proceed: Modelo que em Portugal terá estreia em janeiro, tem tudo para ser um caso sério. Desde logo o preço, talvez qualquer coisa na casa dos 27 mil euros, mas é o estilo que irá ser arrebatador. Feito e produzido a pensar na Europa, este Kia promete espaço e versatilidade, interessantes escolhas motrizes e ainda promete bom nível de equipamento, além de preços muito concorrenciais.
Lexus ES: Mantendo a sua filosofia de valorização pela diferença e requinte, a Lexus concebeu uma nova geração do ES (a sétima) com o foco colocado nas vertentes do aprimoramento estético e na condução melhorada. Com interior mais tecnológico, chassis mais rígido e maior ligeireza geral, o ES volta a apostar na tecnologia híbrida da marca. E, num detalhe curioso, é o primeiro modelo de série a surgir no mercado com uma câmara retrovisora no lugar dos espelhos laterais. Na Europa é que ainda não poderá ser, uma vez que a regulação europeia não o permite.
Range Rover Evoque: O bem-sucedido SUV compacto Premium da marca britânica assenta no estilo e funcionalidade prometidos pelo primeiro modelo. Agora, está maior, por fora e por dentro, prometendo mais espaço, mas também muita tecnologia de segurança e de assistência à condução. Mais leve, estreia a plataforma Premium Transverse Architecture (PTA) e sistema ‘mild-hybrid’ de 48V para maior eficiência.
Land Rover Defender: O regresso de um ícone, mas com uma atualização imensa em termos de estilo e de tecnologia a bordo. Longe de ser apenas um TT ‘puro e duro’, o novo Defender inaugura uma nova era, sendo mais eficiente, mas também mais competente fora do asfalto. A imagem será mais colada aos demais modelos da gama, enquanto a marca argumenta que os argumentos TT serão intocados.
Kia Soul EV: Apenas deverá chegar à Europa no segundo semestre de 2019, mas o novo Soul promete melhorar em todos os aspetos face à anterior geração. Mantém o mesmo formato (que apenas tinha no Skoda Yeti um concorrente), mas ganha em estilo e versatilidade. No caso do elétrico, ganha ainda potência (205 CV) e autonomia, graças a uma bateria de 64 kWh. Também terá versões com motor de combustão.
Hyundai i30 Fastback N: Alargando a sua gama de desportivos, a Hyundai terá o novo i30 Fastback N no primeiro semestre, fazendo uso do mesmo motor 2.0 turbo a gasolina que se pode encontrar no i30 compacto e com os mesmos níveis de potência – 250 CV na versão base e 275 CV na versão N Performance, embora em Portugal, a exemplo do que sucede com o hatchback, apenas se deva comercializar a vertente mais potente.
Hyundai Veloster: O Veloster é a segunda geração do curioso coupé desportivo que mantém a configuração de duas portas de um lado e uma do outro. Também já apresentada é a variante mais desportiva com a letra ‘N’, que recorre exatamente ao mesmo motor 2.0 Turbo de 275 CV do i30 N para prestações mais elevadas.
Honda HR-V: Mudanças de substância para o SUV compacto da marca nipónica, com estilo atualizado (sobretudo na dianteira) e novos revestimentos interiores, além de mecânica revista, com destaque para a chegada de uma nova versão mais desportiva com motor 1.5 VTEC Turbo de 182 CV. A versão Diesel chegará ainda no primeiro semestre.
Honda Urban EV: Granjeando grande sucesso no momento em que foi revelado enquanto concept, a Honda depressa se apressou a confirmar a versão de produção, com o citadino elétrico a mostrar visual retro, mas na variante de produção a contar com cinco portas em lugar das três vistas no protótipo. Chegará na segunda metade de 2019 com detalhes técnicos ainda por anunciar.
Ferrari 488 Pista Spider: Conta, tal como o 488 Pista ‘fechado’, com o motor V8 bi-turbo de 3902 cc com 720 CV de potência, o que lhe permite prestações elevadas, mas agora a céu aberto. Tecnicamente, é diretamente derivado do 488 Pista que, por sua vez, já encapsulava bastantes avanços alcançados ao longo dos anos nas competições monomarca (488 Challenge) e de resistência (488 GTE). A Ferrari garante que este é o seu descapotável mais avançado e que a dinâmica está um nível acima dos demais modelos, graças ao novo sistema de controlo lateral, o Ferrari Dynamic Enhancer (FDE).
Ford Focus Active: Crossover simples que chega no início de 2019, recorre a “máscara” vistosa, design dianteiro exclusivo, suspensão elevada 3 centímetros, jantes maiores, proteções plásticas em preto nas abas do guarda-lamas e embaladeiras e proteções inferiores em cinzento à frente e atrás. Estará disponível em carroçarias de cinco portas e carrinha, dispondo das mesmas credenciais dinâmicas que o compacto, como é o caso dos motores EcoBoost e EcoBlue.
DS 3 Crossback: O segundo modelo verdadeiramente novo da renascida DS é o 3 Crossback, que tem traços inspirados no maior DS 7 Crossback e que prefigura uma diferenciação total no segmento. Exemplos disso são os faróis Matrix LED Vision ou os diversos elementos de requinte, sempre com o tema do diamante em destaque. A nível das motorizações, versões a gasolina e Diesel garantidas, bem como uma elétrica sem emissões com uma autonomia em redor dos 300 quilómetros (no ciclo WLTP).
Hyundai Santa Fe: Maior, mais prático, mas sempre na linha da frente no que diz respeito à qualidade, o Santa Fé passa a ter capacidade para sete ocupantes graças à sua nova plataforma. O espaço não foi descurado e permite uma movimentação folgada no interior. Embora o Diesel seja ainda uma aposta, a Hyundai está decidida em investir nos sistemas eletrificados. Espera-se, por exemplo, que o Santa Fe tenha uma versão híbrida e Plug-In em 2019.
BMW M8 Coupé: Ainda não se sabe a potência ao certo, mas terá mais de 600 CV, sendo uma máquina pensada para prestações de topo, não escondendo alguns pontos de contacto com o M5: além do mesmo motor, irá também utilizar o sistema de tração integral M xDrive com propensão de entrega de potência para o eixo traseiro e modo 2WD a pensar naqueles que preferem as emoções do drift.
BMW Z4 Roadster: Com um longo historial, o Z4 de nova geração foi desenvolvido em parceria com o Toyota Supra, mas cada um tem uma afinação específica. Merece destaque, no caso do Z4, a versão M40i First Edition de lançamento com motor de seis cilindros em linha com 340 CV, capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,6 segundos. Outros atributos serão a suspensão desportiva com amortecimento adaptativo, sistema de travagem M Sport e diferencial traseiro M Sport no eixo traseiro. Outras versões mais acessíveis compõem a gama.
BMW X7: Este novo SUV assume-se como o maior modelo “X” de sempre (5151 mm de comprimento), assumindo-se como uma oferta paralela ao Série 7. O estilo é polarizador, até pelo tamanho (sete lugares), mas recorre aos mesmos atributos técnicos que o X5, por exemplo, como os sistemas de suspensão pneumática, tração integral xDrive e a gama de motores TwinPower Turbo. Chega no final do primeiro semestre.
BMW Série 3: Com início das vendas em solo europeu previsto para o início de 2019, a nova geração do Série 3 evolui em todos os sentidos, incluindo uma nova suspensão, mais evoluída e com enfoque na dinâmica. No lançamento, terá potências que vão dos 150 CV da versão de acesso (318 d) aos 265 CV para o mais potente (330 d). Haverá ainda versões eletrificadas i Performance e desportiva pura com sigla M3.
Audi Q3: O SUV que vai chegar a Portugal no primeiro trimestre de 2019 é maior, mais espaçoso e versátil e tão diferente que pode falar-se de uma mudança radical na imagem. Maior quase 10 cm (9,7), mais largo 1,8 cm e mais baixo 5 mm, o Q3 parece ter mais do que os seus 4,48 de comprimento. Disponível com tração dianteira e a inevitável oferta quattro, o Q3 vai contar, para já, com duas motorizações a gasolina e outras tantas a gasóleo, todas com turbo e injeção direta. Tecnologia de ponta também garantida na conectividade e segurança.
Citroën C5 Aircross: Com 4,50 m de comprimento e com um visual musculado e aventureiro, onde não faltam elementos gráficos como os Airbump, barras no tejadilho, jantes de grandes dimensões (720 mm de diâmetro) e uma distância ao solo de 230 mm, o novo C5 Aircross ganha destaque pelo conforto proporcionado pelas suspensões e pelos bancos, naquilo que a marca designa de Advanced Comfort. Os preços iniciam-se nos 27.150€ do motor 1.2 PureTech de 130 CV com caixa manual de seis velocidades.
Bentley Continental GT Convertible: Luxo descapotável para este modelo da Bentley com novidades estéticas e capota que pode ser aberta ou fechada em apenas 19 segundos em andamento (até aos 50 km/h). Para já, versão anunciada é a W12 6.0 TSI com 635 CV e 900 Nm de binário, estando acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.
Bentley Bentayga Hybrid: O primeiro Plug-in híbrido da marca britânica terá luxo e eficiência de mão dada. Com um V6 a gasolina de 3.0 litros associado a um motor elétrico, o Bentayga Hybrid terá uma autonomia elétrica de 50 quilómetros, demorando 7.5 horas a carregar as baterias ou 2.5 horas com as tomadas rápidas desenhadas por Philippe Stark.
Aston Martin Rapide E: A marca britânica vai embarcar no ‘comboio’ da eletrificação e o seu primeiro modelo será o Rapide E, uma berlina 100% elétrica com mais de 610 CV de potência e 950 Nm de binário. Este desportivo será feito em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), divisão de engenharia de ponta da equipa que compete no Mundial de Fórmula 1, contando com uma bateria de iões de lítio de 800V com 65 kWh de capacidade. A Aston Martin aponta para uma autonomia superior a 320 km no novo ciclo WLTP.
Aston Martin Valkyrie: A participação de Adrien Newey e da Red Bull Engineering são garantes de um projeto extremo por parte da marca de Gaydon. Com um visual ditado pela aerodinâmica – na prática, é um monolugar de rodas cobertas –, o Valkyrie contará com um motor V12 desenvolvido pela Cosworth com um módulo híbrido em que a potência total é de 1146 CV. Além da versão de estrada, a Aston Martin fará igualmente uma versão destinada às pistas para clientes selecionados.
Mercedes-AMG A45 4MATIC: Se o Mercedes-AMG A 35 4MATIC é já um modelo extremamente eficaz, com os seus 306 CV de potência, vale a pena saber que haverá ainda uma versão mais potente para lançamento em 2019, com entusiasmantes 400 CV extraídos de um motor 2.0 de quatro cilindros em linha. Este novo modelo deverá ser apresentado no Salão de Genebra para comercialização na segunda metade de 2019.
Opel Corsa: O novo utilitário da marca alemã chega na segunda metade de 2019, prometendo maior eficiência e uma versão elétrica inovadora, fazendo uso da sinergia de grupo agora totalmente assumida no Grupo PSA. Imagem do atual modelo.
Audi SQ2: Há uma nova tendência a democratizar-se entre os SUV: a das versões desportivas. Agora, foi a vez da Audi estender a sua gama SQ, com a versão mais compacta SQ2, disponível futuramente com um motor 2.0 TFSI de 300 CV e 400 Nm de binário a partir das 2000 rpm.
Audi A3: A nova geração do compacto familiar da marca de Ingolstadt recorre à ‘prata da casa’, ou seja, a plataforma MQB para servir de base. Esperam-se progressos significativos na eficiência, com motorizações de última geração, incluindo um híbrido Plug-in, mas também melhorias na habitabilidade. Imagem do atual modelo.
Skoda Kodiaq RS: Mais emotivo, mas sem esquecer o lado prático. Eis uma descrição muito sumária daquilo que a Skoda procura oferecer com o novo Kodiaq RS. A grande estrela da companhia é, sem dúvidas, o motor 2.0 TDI bi-turbo com 240 CV e 500 Nm de binário máximo, que prometem levar o Kodiaq RS dos zero aos 100 km/h em apenas 6,9 segundos, beneficiando ainda da eficácia da caixa automática de dupla embraiagem DSG7. Está já disponível por 67.450€, embora as entregas apenas se iniciem nos primeiros meses de 2019.
Porsche 718 Cayman T e 718 Boxster T: A Porsche continua a alargar a sua gama de desportivos mais puristas – designada de forma muito singela com a letra ‘T’ –, sendo agora a vez dos 718 Cayman e Boxster receberem esta fórmula mais específica. A nova versão dos modelos Boxster e Cayman combina o motor boxer turbo de quatro cilindros, capaz de debitar 300 CV às 7500 rpm, com a experiência de condução Porsche mais dinâmica. O Porsche 718 Cayman T tem preços a começar nos 78.135€, enquanto o 718 Boxster T nos 80.399€.
Porsche Macan S: Alargando a sua gama SUV, a Porsche irá lançar em Portugal o seu Macan S, que recorre a um motor V6 turbo com 354 CV e afinação específica para prestações melhoradas e experiência de condução mais afincada. O novo Macan S já está disponível para encomenda em Portugal, com o preço a começar nos 89.612€ (com impostos em vigor até ao final de 2018).
Porsche 911: A receita permanece imutável, embora sempre apurada em cada detalhe, tornando o 911 ainda mais agressivo e desportivo, mas igualmente mais confortável e ‘verde’. Para o 992 a marca germânica desenvolveu uma nova plataforma modular MMB, que servirá de base igualmente para os futuros 718 (Boxster e Cayman), e que tem como principal premissa a redução de peso em cerca de 12 kg. O motor 3 litros boxer bi-turbo é um desenvolvimento do propulsor da anterior geração, projetado para superior rendimento e eficiência na queima de combustível.
Skoda Superb: A marca checa irá atualizar de forma profunda este seu modelo de ponta, com recurso a novas motorizações, novas tecnologias de segurança e de conectividade e variante híbrida Plug-in em opção. Como sempre, muito espaço prometido a bordo.
SEAT Leon: Tal como o Golf e o A3, o novo Leon promete marcar um forte impacto no segmento compacto familiar, recorrendo à plataforma MQB e visual muito colado ao Tarraco, que também chegará em 2019. A nova geração do Leon irá marcar também o final da carroçaria de três portas. O Leon terá variante híbrida Plug-in híbrida e, nos modelos convencionais a gasolina e Diesel, um sistema ‘mild-hybrid’. A divisão CUPRA também deverá ter o seu Leon desportivo. Imagem do atual modelo.
Mercedes-Benz GLA: Prosseguindo com a renovação da importante gama compacta, a Mercedes-Benz irá revelar uma nova geração do GLA com base na mesma plataforma que o Classe A. Tal como esse, irá receber o infoentretenimento avançado MBUX e diversas configurações tecnológicas de segurança. A gama de motores deverá igualmente ser a mesma, não faltando até versões mais ‘atrevidas’ AMG. Haverá um outro modelo derivado, o GLB, mais orientado para o universo 'offroad'.
Mazda3: A Mazda joga forte com o novo 3, compacto familiar que revela linhas muito dinâmicas na senda da evolução da linha de estilo ‘Kodo – A Alma do Movimento’, e que promete elevada eficiência e condução desportiva. Além disso, no que diz respeito a motorizações, a Mazda aposta numa revolucionária geração de blocos a gasolina denominada Skyactiv-X, com ignição por compressão (SCCI), a par doutras motorizações mais convencionais.
Mercedes-Benz CLA: O primeiro dos modelos da marca alemã a ser revelado em 2019 será o CLA, no CES em Las Vegas (janeiro), tratando-se de uma berlina que assumirá uma posição mais agressiva e sedutora face ao Classe A de três volumes, que também irá ver a luz do dia em 2019, mas com uma pose mais racional. Assim, o CLA terá visual mais coupé, mas com a mesma plataforma do Classe A e os mesmos motores.
Ao longo dos próximos 12 meses iremos assistir à chegada de muitas novidades automóveis. As opções serão para todos os gostos desde os utilitários aos grandes desportivos, passando ainda pelos elétricos e híbridos de nova geração, sem esquecer os já obrigatórios SUV, alguns deles já a apostarem nas zero emissões.