Publicidade Continue a leitura a seguir

Os melhores compactos familiares até 25.000 euros

Ford Focus 1.0 EcoBoost ST Line 125 CV: (24.210€) Conhecido pela sua veia dinâmica, o Focus vai já na sua quarta geração, prevalecendo como um dos familiares compactos mais divertidos de conduzir sem, no entanto, penalizar as áreas da habitabilidade e do conforto. Esta é a variante de aspeto mais dinâmico abaixo dos 25 mil euros, com um motor de enorme pulmão!
Honda Civic 1.0 Turbo S 129 CV (23.830€): A décima geração do Civic volta a ter no comportamento um argumento de peso, com um chassis desportivo que rivaliza com o do Focus nesse aspeto. A funcionalidade é reforçada também por uma das maiores bagageiras do segmento, enquanto o motor 1.0 Turbo impressiona pela força e rapidez, mesmo que seja sedento...
Hyundai i30 1.0 T-GDI Style Navi 120 CV (22.930€): Que grande evolução protagoniza a Hyundai com este i30, um compacto sólido e de condução segura, aproximando-se até daquilo que seria de esperar de um concorrente germânico em termos de solidez. Motor bem equilibrado a gasolina e bastante elástico que peca por consumos nem sempre simpáticos.
Kia Ceed 1.0 T-GDI SX 120 CV (22.946€): Tal como a Hyundai, também a Kia regista uma enorme progressão em termos de qualidade e de condução, valendo-se de grande robustez geral e de boa funcionalidade interior, auxiliado ainda por um motor a gasolina que exibe os mesmos predicados do i30: fácil de explorar, rápido q.b. e também algo sedento quando esforçado.
Mazda3 2.0-G Skyactiv Evolve 122 CV (25.988€): Assuma-se que o Mazda3 fica ligeiramente acima da fasquia dos 25 mil euros, mas o novo compacto familiar da marca de Hiroxima sobressai pelo equilíbrio entre dinamismo e conforto, valendo-se também de construção de altíssima qualidade e atenção aos detalhes. O motor atmosférico é solícito e responde com convicção quando exigido.
Opel Astra 1.2 Turbo 130 CV Business Edition (24.690€): O renovado familiar compacto da Opel está mais aerodinâmico e mais eficiente, com uma grande aposta na redução dos consumos. Esta motorização sobressai pela elasticidade e competência nas prestações, sem ser demasiado 'guloso'. Construção germânica e boa habitabilidade também são características desta versão em modo 'Business'...
Peugeot 308 1.2 PureTech 110 CV Business Line (24.937€): Tal como o Astra, também o 308 de acesso assenta em variante Business, o que lhe permite oferecer equipamento adequado para um modelo que continua a ser epítome de refinamento e qualidade geral, tirando partido de motor eficaz. Espera-se renovação em 2020.
Renault Mégane 1.3 TCe FAP 140 Limited (25.355€): Já a preparar-se para um atempado facelift, o Mégane continua a ser um dos modelos mais competentes deste segmento, aliando comportamento eficaz com conforto e boa habitabilidade. Esta versão, embora ligeiramente acima dos 25 mil euros, garante energia e desportividade q.b. em virtude do motor 1.3 de nova geração com 140 CV (existem, no entanto, versões mais acessíveis).
SEAT Leon 1.0 EcoTSI 115 Style (24.700€): Prestes a conhecer uma nova geração, o Leon atual permitiu à marca espanhola dar um grande passo em frente a todos os níveis, sobretudo em matéria de qualidade geral e de condução, recebendo, ao longo do tempo, diversas evoluções. Como modelo de entrada, o 1.0 EcoTSI oferece desempenhos agradáveis, fruto de uma boa calibração desta unidade.
Skoda Scala 1.0 TSI 116 CV Ambition (21.380€): Um dos mais recentes modelos da marca checa faz, uma vez mais, a apologia do espaço a bordo, recebendo também uma melhoria generalizada da qualidade, a reboque da partilha de componentes do Grupo Volkswagen. Com tecnologias melhoradas e comportamento seguro, o Scala tira partido de motor competente e enérgico, neste caso, o 1.0 TSI que também se pode encontrar noutras marcas do grupo.
Toyota Corolla 1.2 Turbo Comfort (23.500€): Completamente renovado e tirando partido da plataforma TNGA que permite flexibilidade de produção, o novo Corolla é um enorme passo em frente face ao anterior. As duas soluções híbridas ganham destaque, mas para versão de acesso (havendo uma mais barata, no entanto), a nossa escolha recai no 1.2 turbo de 116 CV, já apto para ritmos polivalentes com consumos muito moderados.
Volkswagen Golf 1.0 TSI Trendline Pack 115 CV (25.897€): A despedida aproxima-se para a atual geração, mas para quem ainda pretender um modelo muito competente em termos gerais, o Golf 7 cumpre todos os requisitos num compêndio de ótimo equilíbrio. Ágil q.b., seguro, tecnológico e espaçoso, o Golf é o modelo mais vendido da Europa e isso quer dizer muito. Fica um pouco acima dos 25 mil euros, mas merece, até porque o motor cumpre perfeitamente com os seus intentos.
Citroën C4 1.2 PureTech 110 Shine (18.200€): Renovado em 2018, o C4 ganhou maior proximidade com os compactos familiares tradicionais, promovendo uma filosofia de conforto e funcionalidade, alicerçada ainda num motor a 1.2 gasolina eficaz e eficiente q.b. para uma condução despreocupada. Um bom representante das pretensões gaulesas no segmento.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O segmento dos familiares compactos foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, com novos modelos a surgirem de armas renovadas para ganhar aquele que é também uma das tipologias de automóveis preferidas dos portugueses.

Se está à procura de um automóvel deste género, um compacto familiar, nós facilitamos o seu trabalho, ao conceber uma lista com aquelas que são as melhores escolhas abaixo dos 25 mil euros (ou ligeiramente acima…), sendo evidente que as motorizações a gasolina ganham preponderância.

Os preços tiveram como base uma pesquisa no site do ACP, não refletindo portanto condições de campanhas ou descontos que as marcas possam ter em vigor para cada modelo.