Publicidade Continue a leitura a seguir

Os melhores desportivos por menos de 25 mil euros

Abarth 595 1.4 T-Jet 145 CV: Não é o mais pequeno dos desportivos atualmente em comercialização porque o smart fortwo em versão Brabus é mais compacto, mas o pequeno Abarth conta com um motor 1.4 sobrealimentado de 145 CV e 210 Nm de binário para emoções fortes, com uma condução repleta de adrenalina graças a uma distância entre eixos curta e com chassis calibrado para eficácia aprimorada.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 8,0 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 210 km/h. Além disso, o seu estilo é verdadeiramente único, tanto no exterior, como no interior, no qual se demarcam os bancos de estilo bacquet, os diversos apontamentos em carbono e o volante desportivo.
O Abarth 595 1.4 T-Jet é proposto por preço a partir dos 21.600 euros.
Smart fortwo Brabus 0.9 109 CV: A smart tem também as suas versões desportivas para a totalidade da sua gama, desde o fortwo ao forfour, todos eles equipados com o motor 0.9 de 109 CV.
Os modelos contam com visual exclusivo, a começar pelas jantes de maiores dimensões, mas também visível nas vias ligeiramente maiores e nas duplas saídas de escape. O acerto de chassis e da transmissão são também distintos para estas variantes.
Todos os smart Brabus recorrem a motor de 0.9 litros (898 cc) e 170 Nm de binário, que permitem ao fortwo ir dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos (10,5s para o forfour) e atingir a velocidade máxima de 180 km/h no caso do forfour (165 km/h no dos fortwo). Os preços arrancam nos 18.690 euros para o fortwo Brabus.
Hyundai i20 Coupé T-GDi 120 CV: O Hyundai é um dos modelos mais recentes a surgir no mercado, apostando numa carroçaria mais desportiva de três portas, embora não seja um 'puro e duro'.
Com uma imagem mais agressiva, o novo i20 Coupé recorre a um novo motor de 1.0 litro e três cilindros com 120 CV nesta versão, permitindo-se a oferecer algumas emoções através de um chassis bem equilibrado entre conforto e dinâmica.
A relação preço/equipamento é outro dos elementos em destaque neste i20 Coupé de 120 CV, tendo um valor de entrada na ordem dos 20.535 euros.
Opel Adam S 1.4 Turbo 150 CV: Pequeno mas endiabrado, o Adam S beneficia de um motor 1.4 sobrealimentado com 150 CV, o que lhe permite oferecer prestações de elevado calibre.
Um dos seus maiores predicados está na diversão ao volante, beneficiando de uma afinação muito própria para esta versão, que se assume como a mais dinâmica da gama Adam (a par da variante Rocks).
O interior é jovial e está repleto de bons apontamentos, pautando-se ainda pela opções de personalização que oferece. Apenas disponível em três portas, por um preço a partir dos 21.090 euros.
Opel Corsa 1.4 GT 150 CV: A sigla GT tem um peso muito especial no universo dos desportivos.
Para a Opel, a denominação GT está estabelecida na gama Corsa com um motor 1.4 Turbo de 150 CV de nova geração, em que a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 8,9 segundos e é possível superar os 200 km/h de velocidade máxima.
Por um esforço suplementar, o Corsa OPC (de que pode ler aqui o ensaio), tem um custo de 26.500 euros mas conta com um motor 1.6 de 207 CV. O Corsa GT com motor 1.4 Turbo pode ser uma solução muito em conta com um preço cifradoa nos 21.040 euros na versão de três portas.
MINI Cooper 3P 136 CV: O icónico MINI conta também com uma versão acessível com 'pulso' desportivo.
Com uma dinâmica de condução que se assemelha à de um kart, o MINI de 136 CV de potência consegue já fazer as delícias dos amantes da condução desportiva, devendo essa agilidade à curta distância entre eixos, à direção muito precisa e à sonoridade do escape.
Com imensas opções de personalização, este pequeno 'pocket rocket' britânico conta ainda com níveis de qualidade muito interessantes e um preço que se situa nos 23.600 euros.
Ford Fiesta ST-Line 1.0 EcoBoost 140 CV: Prestes a sair de cena em troca pela nova geração, o Ford Fiesta conta com um chassis de comportamento bastante competente e um dos motores a gasolina que mais êxitos tem somado, o EcoBoost de três cilindros e de apenas 1.0 litro, aqui com potência esticada até aos 140 CV.
A suspensão desportiva serve como um complemento decisivo para um comportamento muito eficaz, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo os 201 km/h de velocidade máxima.
Na versão de três portas, o Fiesta ST Line tem um preço de 19.000 euros. Se gostar deste modelo, pode aproveitar antes da sua saída de cena.
Renault Twingo GT: A Renault também desenvolveu um pequeno desportivo com base no Twingo, o qual tem assinatura Renault Sport para uma presença dinâmica mais afincada.
Com estilo mais agressivo e motor 0.9 TCe de 110 CV, este Twingo acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,6 segundos além de contar com jantes de 17” e elementos técnicos específicos, como as ligações ao solo.
O preço deste modelo é de 15.480 euros.
SEAT Ibiza Cupra 1.8 TSI 192 CV: O utilitário desportivo por excelência da SEAT surge como uma versão muito adequada para quem procura adrenalina em formato contido e com um custo pouco avultado.
Disponível em carroçaria de três portas (que na nova geração não terá correspondência), o Ibiza Cupra recorre a um motor 1.8 TSI de 192 CV de potência, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e atingir os 235 km/h de velocidade máxima. Combina chassis específico com amortecimento variável e diferencial eletrónico XDS para comportamento aprimorado.
Prestes a ser trocado pelo Ibiza de nova geração, o Ibiza Cupra tem um preço de 23.600 euros, mas assume-se também como o mais potente desta lista.
Peugeot 208 GT Line 1.2 PureTech 110: O Peugeot 208 assume-se como um dos utilitários mais polivalentes, sendo na versão GT Line com pormenores desportivos que mais se consegue demarcar das demais propostas.
Com interior repleto de elementos específicos, como a alavanca da caixa de velocidades ou os revestimentos dos bancos, o 208 GT-Line recorre a um muito eficiente motor 1.2 PureTech de 110 CV de potência, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,6 segundos e atingir os 190 km/h de velocidade de ponta.
Este modelo conta com jantes de 17" de desenho específico e insígnias específicas GT Line. Tudo por um custo de base de 21.210 euros na versão de três portas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A palavra ‘desportivos’ tem o condão quase imediato de despertar a atenção aos entusiastas dos automóveis, polarizando afeições e preferências de cada um. Mas, contrariando a tendência geral, os desportivos não têm de ser dispendiosos, quer na aquisição, quer nos custos de utilização.

Por vezes, de forma surpreendente, um desportivo pode ser acessível, permitindo aos seus possuidores desfrutarem de uma condução espirituosa e entusiasmante sem, no entanto, terem de colocar em causa outras prioridades na vida.

Eis uma lista com alguns dos melhores desportivos que poderá comprar no mercado com um custo até aos 25.000 euros.