M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Este ano está a ser bom para conseguir recordes de velocidade no lago salgado de Bonneville, o local onde todos os anos várias equipas testam os limites da sua capacidade técnica. E embora muitos desses projetos sejam para criar “o veículo mais rápido com as características X, Y e Z, mas não Q e W”, é sempre impressionante ver o quão longe estes grupos de entusiastas conseguem fazer, muitas vezes com barreiras auto-impostas, e quase sempre sem qualquer apoio da indústria automóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O mês passado, Danny Thompson conseguiu estabelecer um recorde de 722 km/h com o Challenger II, o veículo mais rápido a utilizar um motor de pistões, o mesmo esquema usado no motor de qualquer automóvel a gasolina. Um mês depois, Dave Spangler atingiu os 776,722 km/h com o Turbinator II, construído por Rick Vesco. Este é agora o veículo mais rápido com potência transmitida às rodas, mas usando uma turbina de avião.

A história do Turbinator II remonta a 1949, quando Johnny Vesco preparou um “streamliner” para atingir um recorde de velocidades na pista do lado salgado de Bonneville, permitindo ao seu piloto Jimmy Dinkins atingir os 272 km/h com um carro que basicamente começou como um Ford T. Nos anos 60, os filhos de Vesco, Don e Rick, começaram a trabalhar nos carros de Bonneville. Em 1978, Don Vesco tornou-se a pessoa mais rápida a conduzir uma motocicleta, levando a Lightning Bolt, equipada com dois motores Kawasaki, aos 512 km/h.

Em 2001, com Rick na engenharia e Don ao volante, o primeiro Turbinator fez 737 km/h, um valor que permaneceu no livro de recordes durante 17 anos. Don sucumbiu a um cancro no ano seguinte, mas o seu irmão não parou de desenvolver o projeto, e agora tem ido cada vez mais longe. Uma turbina de um helicóptero Chinook foi modificada para gerar 4400 cv às 16.500 rpm, permitindo a Dave Spangler estabelecer este novo recorde de 776 km/h. Mas Rick Vesco não quer parar aqui.

O veículo mais rápido no solo, o ThrustSSC, já bateu a barreira do som em terra firme, mas para atingir 1200 km/h, a sua turbina não está ligada às rodas, e o carro move-se apenas por impulso. Controlar estes níveis de potência através das rodas é bem mais difícil, mas o Turbinator II tem que voltar a Bonneville em breve, pois já há planos para romper a barreira dos 800 km/h.