Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça os 10 maiores túneis do mundo

10 - Túnel de Zelivka (51,08 km): Serve de aquífero para a cidade de Praga, retirando água do rio Zelivka.
9 - Túnel de Seikan (53,8 km): Esta linha ferroviária liga as ilhas de Honshu e Hokkaido, no Japão, e passa por baixo do fundo do mar durante 22 km.
8 - Linha 10 do Metro de Beijing (57,1 km): Esta linha de metro da capital chinesa, a mais apinhada da rede, é maior do que o conjunto de todo o Metro de Lisboa.
7 - Linha 3 do Metro de Guangzhou (67, 3 km): Se o metro de Beijing já era impressionante, este ainda é maior. Esta linha do metro da cidade chinesa tem 60 km seguidos, antes de bifurcar em duas direções.
6 - Túnel de Emissões do Oriente (62,5 km): De construção recente, coleta todos os resíduos da Cidade do México, redirecionando-os para longe da fonte de água da cidade.
5 - Bolmentunneln (82 km): Serve como aqueduto para a província de Skone, na Suécia, retirando água do Lago Bolmen.
4 - Oranjevistonnel (82,8 km): Este aqueduto transfere água entre o Rio Orange e o Rio Great Fish, na África do Sul.
3 - Túnel de Dahuofang (85,32 km): Principal transporte de água na região de Shenyang, na China, fornecendo seis grandes cidades.
2 - Túnel aquático de Paijanne (120 km): Transfere água da zona dos 1000 Lagos, no interior da Finlândia, para a capital Helsínquia.
1 - Aqueduto de Delaware (137 km): Nova fonte de fornecimento de água para a Cidade de Nova York.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Túneis são uma das maravilhas da engenharia moderna. Com a necessidade de utilizar o terreno para habitações humanas, ou com elementos naturais como montanhas, rios ou mares pelo caminho, os túneis tornam-se alternativas como meio de transporte, seja para pessoas e objetos, como para necessidades modernas, incluindo água. Muitos dos maiores túneis do mundo são aquedutos.