Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo o que mudou no automóvel em vinte anos do novo milénio

Controlo de emissões Com o novo milénio, pressionados pelas mudanças climáticas, os Governos olham cada vez mais para os motores de combustão interna como espécie de alvo a abater. A partir de 2020, os fabricantes na Europa estão obrigados a cumprir meta dificílima de 95 g/km de emissões médias de CO2.
Carta por pontos O sistema da Carta por Pontos que entrou em vigor no dia 1 de junho de 2016. É um sistema mais simples, transparente e que visa promover a adoção de comportamentos mais seguros e responsáveis na condução. Ao título de condução de cada condutor são atribuídos 12 pontos. Por cada contraordenação grave ou muito grave, ou crime rodoviário, são subtraídos pontos.
O fenómeno SUV Quando apareceu o formato SUV, como espécie de fórmula aburguesada dos tradicionais veículos de todo o terreno, muitos pensaram tratar-se de mais uma moda. Mas foi apenas uma questão de tempo até o fenómeno alastrar a todos os segmentos de mercado, para se tornar dominante.
O adeus aos monovolumes A verdadeira febre dos SUV como formato mais apreciado do momento na indústria automóvel faz vítimas em todos os segmentos do mercado, mas impacto enorme no “nicho” dos monovolumes, outrora preferidos por todos os que procuravam automóvel com vínculo familiar reforçado, versátil e funcional.
O fim dos 3 portas As carroçarias mais desportivas de apenas 3 portas tiveram o seu momento, mas a generalidade dos fabricantes mundiais está a apagar definitivamente esta opção dos seus catálogos.
Caixa automática Retraído por um preço mais elevado, o condutor médio europeu demorou a aderir às caixas automáticas. Também pela ideia de que estes dispositivos de alguma forma constituiriam obstáculo ao almejado prazer de condução. A evolução de que foram alvo e as vantagens reais em matéria de eficiência e sentido prático são agora reconhecidas e as caixas manuais perdem expressão.
Adeus ao pneu de substituição A clássica roda de emergência na bagageira do automóvel passou a ser vista como equipamento dispensável, substituídos por engenhosos kits de reparação, mais leves e mais compactos, e que servem para resolver contratempos menores.
Ascensão e queda do Diesel Nos últimos vinte anos, os motores passaram de bestiais… a bestas. A sua evolução e vantagem impulsionaram as vendas, chegando a representar 80% do total de vendas nos principais mercados do Velho Continente. Tendência que mudou radicalmente, chegando a valer apenas um quarto do mercado.
A eletrificação Os motores elétricos são tão antigos como a própria indústria automóvel e durante o século XX conhecerem-se algumas propostas interessantes nessa área da mobilidade, mas foi nos últimos anos que a tecnologia se impôs como alternativa exequível aos convencionais motores de combustão interna.
Dieselgate Em 2015 produziu-se um dos maiores escândalos relacionados com a indústria automóvel. O Dieselgate, com epicentro nos fabricantes do gigante alemão Volkswagen, acusados de fraude, ainda faz correr muita tinta…
Conetividade Vivemos numa sociedade cada vez mais conectada e os automóveis não são exceção. Com a popularidade dos smartphones e as intermináveis possibilidades dos evoluídos sistemas de multimédia no interior dos carros de todos os dias, a conetividade é uma realidade nas nossas estradas.
Do concessionário para o ecrã do smartphone De acordo com um estudo recente, 62% das compras de carros começam num ecrã de telemóvel, na palma de uma mão. E acredita-se que o modelo de negócio, em que os smartphones assumem o papel de plataforma privilegiada, pode crescer para significativos 86% nos próximos três anos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Dieselgate, a “febre” dos SUV, o adeus aos monovolumes, o fim das carroçarias de 3 portas, tudo o que mudou no automóvel nas primeiras duas décadas do novo milénio!

Contrariando as previsões mais otimistas, ultrapassadas as duas primeiras décadas do novo milénio, os automóveis de todos os dias ainda não dispensam os préstimos de um condutor e o anunciado conceito de carro-voador também parece estar longe de… levantar voo. Ou seja, com os enormes avanços da revolução está em marcha, mas ainda não está ao “virar da esquina”. Contudo, nos últimos vinte anos, o setor automóvel assistiu a transformações profundas. Reveja o que mudou.