Se estivesse nas nossas mãos (ou nas nossas pernas…) a capacidade de criar a energia necessária para alimentar as baterias do carro elétrico que temos na garagem, então estaríamos bem mais perto do ideal de mobilidade de emissões zero. E parece que não é impossível.

Pelo menos, foi o que tentou provar a inventora Janne Käpylehto, num programa da televisão finlandesa, com um sistema que permite converter a energia produzida por nove ciclistas em bicicletas estacionárias em eletricidade para ‘esticar’ a a autonomia de um Tesla Model X.

O grupo de nove ciclistas profissionais precisou de 20 minutos para produzir 1 kW, o suficiente para aumentar a autonomia do carro em 2 km. Um valor que não impressionará os proprietários de elétricos mais pragmáticos, mas que não deixa de ser notável que tal seja possível através da potência fornecida pelo homem.

Os especialistas do The Next Web foram dos primeiros as avançar com as contas: sem ajuda, um único ciclista, nos mesmos 20 minutos, a uma cadência e velocidade de topo, produzia energia para que o Model X percorresse 222 metros…

Mais: para que a disponibilidade de energia fosse equivalente à de um carregador rápido da Tesla, precisaríamos de 1350 ciclistas a pedalar em conjunto. E sem nenhum molengão no grupo!