Os peões que atravessem a estrada apenas concentrados no seu telemóvel, sem prestar atenção ao seu redor, poderão vir a ser multados nos Estados Unidos.

Observando um aumento do número de atropelamentos causados pela distração dos peões, usualmente entretidos pelos seus smartphones, alguns estados americanos querem implementar coimas que penalizam esse comportamento. O objetivo é que passem a prestar atenção ao ambiente real em vez de se focarem apenas no ecrã dos seus smartphones.

Entre os estados interessados na implementação de coimas para os denominados peões ‘zombie’ está o de Nova Iorque, que vai discutir a proposta feita pelo deputado Felix Ortiz e pelo senador estadual John Liu quanto à criminalização do comportamento distrativo de atravessar a estrada a manusear o smartphone.

A proposta de lei indica que “os peões não poderão utilizar dispositivos eletrónicos portáteis enquanto cruzam uma passada”, incluindo no leque de artigos a ‘proibir’ os telemóveis, tablets, computadores portáteis e quaisquer outros dispositivos que permitam “escrever, enviar, receber e ler mensagens de texto”. A multa proposta começa nos 25 dólares, mas pode chegar aos 250 dólares, ou seja, cerca de 220 euros, em casos graves de distração.

“Só estamos a dizer para esperarem cinco segundos, que esperem até chegarem ao outro lado da estrada para voltarem a escrever”, é citado o senador Liu no site CBS Local.

No entanto, existirão exceções: a comunicação ou manuseio do aparelho poderá ser feito no caso de estar em contacto com serviços de emergência, não se aplicando nesse caso, ou em casos de polícias e bombeiros a exercerem as suas funções.

O objetivo é travar o aumento de vítimas mortais entre os peões, com a organização National Safety Council a apontar para um número em redor das seis mil mortes por cada ano.