Portugal é um dos países da Europa com maior quota de mercado de elétricos

10/05/2019

Portugal foi um dos países da Europa com maior quota de carros elétricos vendidos em 2018, apesar de ser um dos que apresenta o registo de PIB per capita mais baixo, sendo uma exceção ao cenário vigente no Velho Continente, de acordo com os dados mais recentes da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA).

Associando a aceitação dos veículos elétricos com o PIB per capita dos diferentes países europeus em 2018, a ACEA aponta que o mercado de veículos carregáveis em tomadas (ECV) está dependente do valor do PIB, sendo que a quota de mercado dos ECV é tanto maior quanto maior é o valor do PIB per capita. Ou seja, que os países mais ricos (com PIB per capita acima dos 42.000€) têm maior número de veículos elétricos (quota acima dos 3,5%).

A associação que congrega os principais construtores na Europa dá como exemplos, os países do Norte da Europa, embora considere que a Noruega, com um PIB per capita (73,200€) que é o dobro da média europeia (30,600€), é uma exceção à regra pela positiva, uma vez que a sua quota de mercado de ECV é de 49,1%.

Em segundo e terceiro, com dados mais representativos, surgem Suécia (8%) e Holanda (6,7%), com PIB per capita também muito elevados, mas quotas de ECV bem mais baixas.

As quotas de mercados dos veículos elétricos estão dependentes, em muitos casos, do PIB per capita de cada país, mas no caso português, com 3,4%, fica acima de países como Espanha ou Itália.

Por outro lado, países como Espanha e Itália, com PIB per capita de 26,200€ e de 29,000€, respetivamente, têm 0,9% e 0,5% apenas de quota de mercado dos ECV, sendo que França, com um PIB per capita de 36,200€, tem uma quota de mercado de 2,1%.

Portugal é um dos países que é quase uma exceção à regra, já que com um dos PIB per capita mais baixos da Europa Ocidental (19,500€), a sua quota de mercado de veículos elétricos é de 3,4%.

Outros países, porém, apresentam números irrisórios, sobretudo no Leste: na Letónia venderam-se apenas 93 carros elétricos em 2018 (0,6% de quota para 14,900€ de PIB per capita) e mesmo na Polónia os números são muito baixos (12,900€ de PIB per capita e quota de 0,2% – equivalente a 1324 carros vendidos -, a mais baixa de todos os países analisados).

Top 5 dos países com a quota de mercado mais baixa de VE
Polónia – 0.2% com 1324 ECVs vendidos em 2018 (PIB/PC de €12,900)
Eslováquia – 0.3% com 293 ECVs vendidos em 2018 (PIB/PC de €16,600)
Grécia – 0.3% com 315 ECVs vendidos em 2018 (PIB/PC de €17,100)
República Checa – 0.4% com 981 ECVs vendidos em 2018 (PIB/PC de €20,500)
Lituânia – 0.4% com 143 ECVs vendidos em 2018 (PIB/PC de €15,900)