Se a pandemia de Covid-19 trouxe consigo a impossibilidade de muitos portugueses rumarem ao estrangeiro para as suas férias, ao mesmo tempo possibilitou um aumento das chamadas férias ‘cá dentro’. Nessa vertente, também aumentou o número de portugueses que ‘descobriram’ as autocaravanas como meios de deslocação para férias, sendo elas próprias uma forma de diferente de desfrutar das viagens.

A procura por autocaravanas aumentou nos últimos meses de forma significativa, de acordo com um estudo do portal Standvirtual, que dá conta de um aumento não só da oferta, mas também da procura.

Em comunicado, aquela plataforma revela que o número de novos anúncios ativos em junho teve um crescimento de 5,19% quando comparado com o mesmo mês em 2019, sendo que o número de anúncios ativos nos meses de maio e de junho de 2020 aumentaram igualmente face ao período homólogo: + 22,61% em maio e +13,44% em junho.

Quanto aos modelos mais pesquisados nos últimos dois meses, o Standvirtual destaca a Fiat Ducato, o Ford Trigano, a Renault Trafic e o Brstner Ixeo. Já o preço médio dos veículos, com base nos dois últimos meses, situa-se nos 36.164€.

“Sabíamos que, devido à pandemia, os portugueses teriam de alterar os seus planos para o verão e, sobretudo para os que estavam a ponderar passar férias no estrangeiro, encontrar alternativas em Portugal. A cada ano que passa observamos um aumento na procura por autocaravanas, é um veículo que dá uma sensação de liberdade e proporciona experiências diferentes de qualquer outro meio de transporte, mas este ano o número de contactos realizados cresceu significativamente”, começa por referir Nuno Castel-Branco, Diretor-Geral do Standvirtual.

“Percorrer o país numa casa sobre rodas apresenta-se como a solução ideal para quem procura umas férias em família em locais sem aglomerados de pessoas e no Standvirtual é possível encontrar modelos para todos os gostos, com várias tipologias e a preços diferentes”, conclui.