Para comemorar o 50º aniversário do Range Rover, a Land Rover concebeu uma obra de arte na neve nas suas instalações para testes em temperaturas extremas, em Arjeplog, perto do círculo polar ártico, na Suécia. Com 260 metros de largura, ocupou todo o interior da pista de testes onde todos os futuros modelos Land Rover são postos à prova enquanto estão a ser desenvolvidos.

As instalações da Land Rover, em Arjeplog, têm um lago congelado que proporciona aos engenheiros as condições ideais para desenvolver os seus novos modelos. Foi nesse lago gelado que Simon Beck, conceituado artista na neve, desenhou um logótipo de aniversário com 53.092 metros quadrados através do rasto das mais de 45 mil pegadas por ele deixadas no interior da pista de testes, enquanto era acompanhado por quatro dos mais recentes modelos Range Rover SV.

Mas, Arjeplog também abriga a Jaguar Land Rover Ice Academy, onde os clientes passam pela experiência da condução dinâmica no gelo, sob a cuidadosa supervisão de conceituados especialistas em condução. Um desses clientes foi o campeão mundial de boxe na categoria de pesos pesados, Anthony Joshua, que aprendeu a arte da condução em condições de frio extremo sob a supervisão de instrutores da Academia.

Em junho, no aniversário do lançamento do Range Rover de duas portas, a família Range Rover assinalará 50 anos de inovação e resistência por maus caminhos. Desde 1970, com o acréscimo do Range Rover Sport, do Range Rover Evoque e do Range Rover Velar, a família passou a integrar nas suas fileiras quatro dos SUV mais versáteis do mundo.

A marca recordou uma série de avanços tecnológicos introduzidos com cada geração do Range Rover: o original foi o primeiro com tração às quatro rodas a vir equipado com ABS, controlo eletrónico de tração e suspensão pneumática eletrónica, ao passo que o Range Rover de 2012 foi o primeiro dos SUV de grande dimensão equipado com carroçaria em alumínio. Três anos mais tarde em 2015, o Range Rover foi o primeiro veículo equipado com a tecnologia All-Terrain Progress Control (sistema de assistência à condução todo o terreno), agora disponível em toda a gama Land Rover.

a carregar vídeo

“Ao longo de cinco décadas, o Range Rover conseguiu tornar-se o SUV de luxo mais desejado do mundo. A forma ímpar como conjuga design sofisticado, requinte e performance conseguiu mexer com potenciais clientes em qualquer parte do mundo”, refere Gerry McGovern, responsável do departamento criativo da Land Rover.

Especialidade SV

A equipa de engenheiros e designers especializados da Land Rover SV recorreu à sua experiência para desenvolver uma série de modelos Range Rover, quatro deles disponíveis em Arjeplog para Joshua testar, enquanto aprendia a conduzir na escorregadia pista de 260 metros de diâmetro e nos vários trilhos que já se encontravam sulcados no lago gelado.

Em destaque, o Range Rover SVAutobiography, naquele que é o modelo com distância entre eixos mais longa, mas também o mais requintado, com bancos Executive Class, portas traseiras com fecho elétrico e uma gama de motores que inclui o eficiente Plug-in Híbrido, e o Range Rover SVAutobiography Dynamic, que combina requinte interior com prestações V8 Supercharged de 565 CV.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.