Publicidade Continue a leitura a seguir

Reino Unido pode proibir vendas de veículos ‘poluentes’ já em 2030

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Reino Unido poderá antecipar em dez anos a entrada em vigor da proibição de venda de veículos com motores de combustão, numa medida que visa reduzir ainda mais as emissões poluentes e acelerar a adoção dos modelos elétricos.

O anúncio poderá vir a ser feito ao longo dos próximos meses, com fontes ouvidas em meios de comunicação britânicos, como o The Guardian, a darem conta da intenção do Governo liderado por Boris Johnson de apertar a malha aos veículos com motores térmicos, como parte o plano de recuperação pós-pandemia rumo a uma economia mais verde.

O interesse do Governo britânico na proibição da venda de automóveis com motor de combustão dez anos antes do previsto só se tornou mais efetivo, de acordo com as mesmas fontes, depois de ter assegurado que a rede elétrica daquele país será capaz de lidar com o aumento de pressão decorrente do respetivo aumento de veículos elétricos na estrada. Além disso, poderá haver também um reforço na aposta do hidrogénio como fonte de energia para o setor dos transportes e eletricidade para a rede energética.

O anúncio oficial para o novo plano de ação ‘verde’ no Reino unido poderá vir a ser feito em novembro.

Outros países europeus têm metas de proibição semelhantes na primeira metade deste século, como a França, que tem essa meta estabelecida em 2040, assim como a Alemanha. Entre os mais arrojados está a Noruega, que tem como objetivo parar a venda de automóveis com motor de combustão em 2025.