A Renault Portugal SA tem um novo Administrador-Delegado, com Ricardo Lopes a assumir o cargo, sucedendo desta forma a Zineb Ghout que, por sua vez, foi chamada a desempenhar outras funções no grupo gaulês.

“Num contexto em profunda transformação como aquele em que vivemos, o Grupo Renault quer continuar a assumir-se como a referência na transição para uma mobilidade mais sustentável. Há mais de duas décadas que a Renault é a marca líder de vendas em Portugal e há mais de dez anos que aposta na mobilidade elétrica. Um capital de experiência extraordinário, que nos permitirá continuar a desempenhar um papel central na evolução do mercado automóvel no país”, começa por referir Ricardo Lopes, ciente do desafio que tem pela frente, “com novos modelos, novos serviços inovadores, novas formas de contacto com os clientes e tudo isto, claro, sustentado no profissionalismo da Rede de Concessionários, a maior do país”.

Ricardo Lopes, de 39 anos, está no Grupo Renault há 16 anos, sendo desde dia 1 de setembro o novo responsável pelas operações nacionais do grupo. Licenciado em Gestão de Empresas, iniciou a sua carreira na Renault-Nissan Portugal em 2005, então como Junior Product Manager para os modelos dos segmentos A, B e D.

Entre 2007 e 2011, desempenhou vários cargos nas áreas do após-venda, nomeadamente o de responsável pela atividade de serviço para a região sul do país, tendo posteriormente desempenhado funções de Brand Manager da Dacia em Portugal (2012) e da Península Ibérica (2014). Mais recentemente, foi o Responsável Comercial (venda e pós-venda) para a região sul de Portugal e ilhas e, em março de 2018, foi nomeado Diretor de Marketing da Renault Portugal.

No dia 1 de março de 2021, assumiu a direção de vendas e, seis meses depois, é nomeado o novo Administrador-Delegado da Renault Portugal, SA.