SEAT a ‘todo o gás’ para reduzir emissões de CO2 com gama GNC

14/04/2019

Tendo como ambição tornar a sua gama mais ecológica em termos de emissões de CO2, a SEAT apresentou a expansão da sua gama alimentada com tecnologia de gás natural comprimido (GNC), incluindo agora o Mii Ecofuel, o Ibiza TGI, o Arona TGI e o Leon TGI, tirando vantagem do rápido crescimento da rede de abastecimento de GNC na Europa.

Todos os veículos foram desenhados e concebidos no quartel general da SEAT, em Martorell, assumindo-se como mais um passo no programa de desenvolvimento da empresa, evidenciando os benefícios de usar GNC como combustível primário, um combustível com menor impacto no ambiente mas sem diminuição no prazer de condução.

Um veículo a GNC emite menos 25% de CO2 face a um automóvel a gasolina equivalente, o que lhe permite ser mais eficiente e, ao mesmo tempo, com prestações idênticas às de um carro com motor a gasolina semelhante.

Além disso, esta tecnologia permite uma interessante redução no custo por quilómetro, sendo até 50% mais barato do que o equivalente num modelo a gasolina e 30% menos do que num Diesel. Nesta renovação, a maior novidade prende-se com a introdução do terceiro depósito de GNC.

No caso do Ibiza e do Arona, a autonomia em modo GNC chega agora aos 360 quilómetros (de acordo com as medições WLTP), enquanto o Leon consegue alcançar os 440 quilómetros (também em WLTP). Ou seja, conseguem ter agora uma autonomia reforçad com o GNC, perdendo ligeiramente autonomia em gasolina.

“A SEAT está determinada a acelerar o GNC como alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais. Representa a oportunidade para reduzir as emissões de CO2 sem afetar as características únicas dos nossos automóveis”, aponta Luca de Meo, Presidente da SEAT, explicando ainda que, “graças à tecnologia compatível com bio-metano, permite diversificar o mix de combustíveis na gama à medida que avançamos no sentido da mobilidade com emissões baixas”.

A questão do bio-metano é também importante para a marca de Barcelona, já que está a apoiar o desenvolvimento e disponibilidade do bio-metano renovável, que neutraliza as emissões de CO2 geradas com a utilização do veículo.

O Mii Ecofuel, o Ibiza TGI e o Arona TGI usam depósitos fabricados em aço de elevada resistência, enquanto o Leon 1.5 TGI EVO é equipado com um conjunto de um depósito em aço de elevada resistência, mais pequeno e colocado à frente do eixo traseiro, e de dois novos depósitos maiores, localizados atrás do eixo traseiro e fabricados num composto de fibra de carbono, o que significa maior redução de peso e otimização na distribuição de massas.

O GNC permite poupanças consideráveis nas emissões de CO2 e nos custos de abastecimento

Nos casos em que o Mii, Ibiza, Arona e Leon utilizem o gás natural como combustível principal, no caso da temperatura exterior descer abaixo de -10°C o motor arrancará a gasolina enquanto os injetores de gás são aquecidos à temperatura ideal antes de ser ativado o circuito de GNC. A troca acontece automaticamente, sem alterações na performance do veículo ou na sua dinâmica, sendo capaz de corresponder a todas as exigências.

Em condições normais de condução, os veículos SEAT GNC apenas recorrem à gasolina, como combustível alternativo, no caso dos depósitos de GNC ficarem vazios.

Tecnicmente evoluído

Os veículos GNC integram dois (Mii Ecofuel) ou três (Ibiza, Arona and Leon TGI) depósitos de GNC, um bocal de enchimento atrás da portinhola de reabastecimento de gasolina, sensores de pressão de gás e um regulador eletrónico de dois patamares que controla efetivamente a alimentação do gás ao motor GNC – tanto nas versões Ecofuel como nas TGI – resultando num conjunto de componentes substancialmente modificados e com muitas peças específicas, havendo ainda elementos especialmente adaptados às características da combustão de gás natural (êmbolos reforçados e segmentos otimizados, aros de rolamentos reforçados, veio de excêntricos adaptados, guias e sedes de válvulas em material reforçado, válvulas de escape com tratamento a nitrogénio, sonda lambda e conversor catalítico otimizados para conversão a metanol, etc.).

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Embora o GNC seja armazenado a elevadas pressões (aproximadamente 200bar), os depósitos estão construídos e homologados para resistirem a mais do dobro da pressão de trabalho. Os tubos de alta pressão são em aço inoxidável com válvulas eletrónicas de segurança que isolam cada secção do circuito de elevada pressão. Os próprios depósitos estão equipados com fusíveis térmicos que abrem no caso de uma improvável situação de calor extremo de forma a libertar o gás que é assim libertado de forma segura.

O Ibiza, o Arona e o Leon são produzidos na fábrica da SEAT em Martorell, Espanha, enquanto o Mii Ecofuel é fabricado na unidade de Bratislava, na Eslováquia. Cada modelo é montado na mesma linha dos outros veículos da linha SEAT, mas cada um foi adaptado para as exigências inerentes ao uso do GNC como combustível principal.

Autonomia da gama de modelos TGI (alcance com GNC com base em medições WLTP):
Capacidade do depósito de GNC Autonomia em modo GNC Capacidade do depósito de gasolina Autonomia em modo a gasolina Autonomia TOTAL
SEAT Ibiza 1.0 TGI 90 CV 13,8 Kg 360 Km 9 litros 150 Km 510 Km
SEAT Arona 1.0 TGI 90 CV 13,8 Kg 360 Km 9 litros 150 Km 510 Km
SEAT Leon 5p 1.5 TGI 130 CV (manual) 17,3 Kg 440 Km 9 litros 140 Km 580 Km
SEAT Leon 5p 1.5 TGI 130 CV (DSG) 17,3 Kg 440 Km 9 litros 140 Km 580 Km
SEAT Leon ST 1.5 TGI 130 CV (manual) 17,3 Kg 440 Km 9 litros 140 Km 580 Km
SEAT Leon ST 1.5 TGI 130 CV (DSG) 17,3 Kg 440 Km 9 litros 140 Km 580 Km
SEAT Mii Ecofuel 1.0 68 CV 10,9 Kg 290 Km 9 litros 150 Km 440 Km

*Valores estimados pela SEAT

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