Smart retira-se do mercado americano no final do ano

30/04/2019

Prosseguindo a sua estratégia de reorganização (que teve na venda de uma parte do capital à Geely por parte da Daimler), a smart deverá renunciar aos mercados da América do Norte, com a queda das vendas a ser um dos motivos apresentados para a decisão.

Tendo passado a comercializar apenas veículos elétricos desde o início deste ano, a smart sofreu uma forte queda nas vendas, que terá ajudado a Daimler a tomar a decisão de retirar a marca dos mercados dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá.

A informação é avançada pelo site TechCrunch, que tem mesmo uma declaração oficial de um porta-voz da marca: “Após uma consideração muito cuidadosa, a smart vai descontinuar o seu modelo elétrico smart EQ fortwo nos mercados dos EUA e do Canadá no final da geração de 2019”

O mesmo responsável aponta ainda que “o mercado em queda dos micro-carros nos EUA e no Canadá, em combinação com os custos elevados de homologação para um veículo de baixo volume”, foram também dois fatores que ajudaram a tomar esta decisão, ainda que o principal fator deva mesmo ser atribuído à transição para os veículos 100% elétricos.

De acordo com os dados mais recentes, as vendas do fortwo caíram a pique desde 2017, ano em que a smart passou a vender unicamente modelos elétricos. Em 2016, a marca havia vendido 6211 unidades do fortwo, que desceu para os 3071 em 2017 e para muito inferiores 1276 em 2018. Os dados de 2019 apontavam, ainda, para um outro cenário menos positivo: entre janeiro e março apenas se venderam 231 veículos.

Ajudando a esta travagem nos números, também a desistência de muitos concessionários na venda de modelos smart acabou por pesar. Os concessionários irão vender os veículos que têm em stock até ao final da geração e, no futuro, os modelos terão a sua manutenção nos concessionários da Mercedes-Benz.

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