A Tesla introduziu um novo conceito de baterias elétricas, o Megapack, naquela que é uma solução pensada para estabilizar a procura energética das diferentes economias.

A exemplo do que fez com a grande bateria de iões de lítio de Hornsdale, no Sul da Austrália, a qual já permitiu poupar cerca de 40 milhões de dólares no seu primeiro ano de funcionamento e estabilizar a rede local, a Tesla procura alavancar este tipo de solução para as redes elétricas, tendo desenvolvido uma nova solução para utilização em larga-escala, o Megapack, que providencia uma fórmula simples de instalação.

Cada módulo Megapack vem de fábrica totalmente construído e com uma capacidade de 3 megawatt/hora (Mwh) de armazenamento e 1.5 MW de capacidade de aplicação, resultando numa melhoria de refrigeração e de densidade energética na ordem dos 60% face aos Powerpack da marca americana.

Além disso, os Megapacks da Tesla, acrescenta ainda a marca, podem servir como método para armazenamento de energia renovável (solar, eólica…) que seria desperdiçada de outra forma, sustentando a rede energética de cada local nos períodos de pico em termos de procura. O pack da Tesla tem software desenvolvido internamente, estando ligado a um ponto central, o Powerhub, que monitoriza e controla as plataformas para projetos de larga-escala e micro-redes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.