A Torsus, companhia que se dedica a criar veículos extremamente robustos para fora de estrada, revelou o Terrastorm Chassis para o setor comercial, naquela que será uma opção para locais de dificuldade extrema, dispondo de características reforçadas além da tração integral.

O chassis foi pensado para suportar as cargas mais extremas, estando apto para diferentes configurações, tendo por base o chassis de uma Volkswagen Crafter/MAN TGE 4Motion com motor 2.0 bi-turbodiesel de 177 CV de potência e 410 Nm de binário, cumpridor das normas anti-poluição Euro 6, podendo ser associado a caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. A empresa menciona ainda uma outra versão com motor de 140 CV e 340 Nm, também disponível em associação a caixa manual ou automática.

Configurável com cabine singular ou dupla para transportar pessoas e bens para alguns dos locais mais inóspitos do mundo, o Terrastorm Chassis amplia as possibilidades de trabalho para o setor comercial, de acordo com a marca, podendo ser utilizado em florestas de difícil acesso ou terrenos de areia. Adaptável a diferentes configurações e diferentes atividades, o Terrastorm Chassis pode ser usado não só para os fins anteriores, mas também para caravanismo extremo, como indica a Torsus, ou para serviços de emergência, quer de resgate de veículos, quer de combate a incêndios.

O chassis adaptável foi amplamente testado pela equipa de desenvolvimento da Torsus em locais de ensaios na República Checa e na Eslováquia, incluindo uma passagem pelo local de testes da Tatra, que é reconhecidamente um dos mais difíceis do mundo.

“Na Torsus, concebemos os derradeiros veículos comerciais todo-o-terreno para o minério, agricultura, defesa, transporte de emergência e indústrias do turismo. O Terrastorm Chassis estabelece novos padrões no comércio de veículos comerciais para fora de estrada”, refere Vakhtang Dzhukashvili, fundador e CEO da Torsus.

Com diferentes configurações (70, 100 e 110), o modelo pode contar com três pesos máximos – 3,5 toneladas, 5 toneladas ou 5,5 toneladas – e duas medidas de distâncias entre eixos – L3 de 3640 mm e L4 de 4490 mm. Em termos funcionais, o diferencial autoblocante traseiro permite-lhe tração melhorada em diferentes locais de difícil acesso, não faltando também proteções de chassis inferiores e para os principais componentes, como o radiador, motor, transmissão, depósito de combustível e diferencial. Um ‘snorkel’ (conduta superior para a admissão de ar do motor) foi montada para assim impedir danos nas passagens por água mais profunda. As jantes de 17 polegadas com pintura em preto mate estão associadas a pneus específicos para fora de estrada.

Esta versão excecionalmente robusta estará disponível a partir de 1 de janeiro de 2022, com preços a partir dos 51.716€. Embora vendido por uma rede própria, os Torsus têm assistência técnica garantida nos centros da Volkswagen e da MAN, dispondo ainda de garantia geral de dois anos e de apoio após-venda que pode ser ampliado para cinco anos ou 400 mil quilómetros em mercados selecionados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.