Um símbolo de França roda no Sul do Brasil

15/08/2020

Um dos mais belos automóveis europeus produzidos entre as décadas de 1930 e 1950 é também um dos produtos mais revolucionários da indústria automobilística mundial: o Citroën Traction Avant. Projetado pelo engenheiro aeronáutico André Lefèbvre e pelo designer Flaminio Bertoni, o Traction Avant introduziu novidades adotadas por quase todos os fabricantes até os dias atuais, como a carroçaria monobloco, a tração dianteira e – algo ainda hoje raro – uma suspensão com altura ajustável.

A tração dianteira permitia uma melhor distribuição do peso, maior espaço para os passageiros e grande estabilidade. Reza a lenda (jamais confirmada) que vendedores brasileiros da época apregoavam que o motorista que conseguisse capotar um TA ganharia outro de presente da Citroën… O modelo foi produzido entre 1934 e 1957, cedendo então lugar para um sucessor igualmente revolucionário: o Citroën DS.

O empresário e antigomobilista argentino Rodrigo Ruiz, que imigrou para o Brasil na década de 1970, é proprietário de um Citroën “11 Normale” 1953 preto que faz muito sucesso nas exposições e nos rallies de clássicos de que participa. Envolvido com carros desde a infância, quando adquiriu seu primeiro veículo antigo em parceria com seus irmãos, Ruiz comprou o seu Citroën em 2007, em Porto Alegre.

O carro funcionava bem, estava todo original, não tinha ferrugem nem batidas, mas seu aspecto geral era péssimo. “Sempre quis ter um Citroen ‘11 Ligeiro’, como é conhecido popularmente este modelo, embora o correto seja ‘Légère’, que em francês significa leve. Mas, como era um veículo ágil para aquela época, ganhou fama de ser um carro rápido”, diz o colecionador.

O automóvel foi levado para uma oficina especializada e desmontado – menos o motor e o câmbio, que funcionavam bem. “Quando o vi desmontado, me apavorei; pensei que não conseguiriam remonta-lo.” Toda a parte de suspensão, embuchamentos e amortecedores foi restaurada. A carroceria não precisou de funilaria, mas foi repintada. O colecionador conta que, durante a restauração, foi agradavelmente surpreendido ao descobrir que várias empresas europeias forneciam peças para os modelos Traction Avant. Pela internet, fez compras na Holanda e na Alemanha. Do Uruguai, importou principalmente peças de borracha.

O Traction Avant de Ruiz já participou de três rallies na Serra Gaúcha, e ganhou prêmios em várias exposições, como o Encontro Sul-Brasileiro de Carros Antigos e a Expo Classic. “Gosto muito deste carro, não apenas por ser todo original e agradável de dirigir, mas também porque é charmoso.”, diz o orgulhoso proprietário. Na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, houve um jogo entre as seleções da França e de Honduras em Porto Alegre. “Passeando com o Citroën, um grupo de torcedores franceses foi ao delírio quando viu o Légère, pulavam e me parabenizavam pelo carro, que é um símbolo da França”, conclui Ruiz.

Texto de Irineu Guarnier.
Fotografias: Eduardo Scaravaglione.

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