O Grupo Volkswagen acelera a pesquisa e desenvolvimento das baterias elétricas com a inauguração de um dos mais modernos laboratórios para a pesquisa de células de baterias em Salzgitter, na Alemanha. O plano é ter as suas próprias baterias prontas para utilização em automóveis do grupo já em 2025.

Com um projeto em desenvolvimento de baterias unificadas, a Volkswagen terá cerca de 250 especialistas a trabalharem na área da evolução das células de baterias, análise de dados e testes num total de quatro laboratórios, o que representa um investimento total de cerca de 70 milhões de euros.

“Com os laboratórios de topo, estamos a expandir ainda mais o nosso desenvolvimento, processoes e competências de produção para as células de baterias – o coração do veículo elétrico a bateria”, afirma Thomas Schmall, responsável do Grupo Volkswagen para a área de Tecnologia e Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Group Components. “A infraestrutura da Volkswagen de Salzgitter demonstra como a transformação da indústria automóvel alemã dos sistemas de condução convencional para a mobilidade elétrica pode ser bem-sucedida”, complementa.

As primeiras baterias unificadas deverão sair da linha de produção da Gigafábrica de Salzgitter a partir de 2025. Em 2030, o Grupo planeia ter seis Gigafábricas na Europa (uma delas potencialmente em Portugal) em conjunto com os seus parceiros com uma capacidade de produção de 240 GWh. O Grupo Volkswagen espera que as novas baterias unificadas representem uma poupança nos custos das baterias em até 50%.

Este laboratório de Salzgitter conta com tecnologias de ponta que permite analisar e testar ao detalhe diferentes métodos de atuação das baterias, podendo simular de forma precisa o seu desempenho e ‘envelhecimento’ ao longo dos processos de carga e descarga contínua. Um dos testes inclui baterias que podem ser carregadas de 5 a 80% em apenas 12 minutos.

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