Volvo reforça aposta na electrificação para a sua gama

23/02/2019

A Volvo anunciou a expansão da sua gama eletrificada, estendendo-a à totalidade dos modelos no futuro próximo. Um dos pontos de destaque é a renovação da já existente solução Twin Engine Híbrida Plug-in e a introdução de híbridos ‘suaves’ para os XC90 e XC60 a gasolina e Diesel.

Esta solução recupera energia cinética decorrente da desaceleração e da travagem, numa tecnologia semelhante à que foi utilizada na Fórmula 1 com a denominação KERS. A Volvo indica que a poupança é da ordem dos 15% nos consumos e nas emissões poluentes. Esta gama estará inserida ao abrigo da letra ‘B’.

Para fazer face ao aumento da procura, a Volvo irá incrementar também a produção para que 25% da sua capacidade total seja dos Plug-in híbridos Twin Engine, aproximando-se do objetivo de contar, em meados da próxima década, com toda a gama eletrificada. Sem especificar uma data concreta, a marca sueca indica que a gama de motores novos ou melhorados será introduzida na plataforma de maiores dimensões Scalable Product Architecture (SPA), de que são exemplo a série 90 ou a 60.

A renovada motorização T8 Twin Engine Plug-in Híbrida conta com uma nova bateria e sistema de recuperação de energia assente na fórmula ‘brake-by-wire’ (de forma eletrónica). A autonomia desta mecânica T8 aumenta cerca de 15%, aparecendo nos modelos 60 e 90. O XC90 será disponibilizado ainda com variantes mild-hybrid a gasolina e Diesel de sigla B5 ou B6 a gasolina.

No XC60, os clientes irão ter variantes B5 mild-hybrid a gasolina e Diesel, uma B4 mild-hybrid Diesel e uma B6 a gasolina mild-hybrid a gasolina. O B5 a gasolina estará disponível com tração dianteira ou integral.

Já o XC40 com base na plataforma CMA também terá uma versão T5 Twin Engine a gasolina Plug-in, seguindo-se mais tarde uma variante T4 Twin Engine.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.