M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando uma pessoa quer muito ter uma coisa, está disposto a fazer de tudo para a conseguir. Neste caso, quando não há dinheiro para comprar, opta-se pela segunda hipótese: fazer em casa. E mesmo quando esse objeto é uma superbike Kawasaki Ninja, já se sabe que vai ser difícil de fazer, mas isso não foi um obstáculo para Gabriel Arruda, um artista plástico brasileiro que construiu uma réplica quase perfeita da sua moto favorita… em papelão. Obviamente, não funciona, mas de resto é tudo igual.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Gabriel tem o seu próprio canal de Youtube, Nolcorp Arts, onde tem vários vídeos mostrando as suas várias criações, réplicas convincentes de objetos do dia-a-dia, construídas em papelão. A Kawasaki Ninja ZX10R é um dos seus projetos mais complexos. Em vez de moldar simplesmente o exterior da moto, Gabriel Arruda construiu cada peça individualmente, até as rodas e o motor (este, obviamente, sem os detalhes internos), as molas e amortecedores da suspensão, os discos dos travões, a corrente e até peças móveis como os estribos e os espelhos retrovisores.

No seu vídeo, Arruda mostra como fez várias das peças da sua imitação de moto desportiva, mostrando como funcionam alguma das peças. O vídeo é longo, pelo que pode avançar até 17:28 para poder começar a ver Gabriel a transformar as várias peças espalhadas na sua garagem numa Kawasaki Ninja quase verdadeira. Gabriel Arruda promete que novos projetos estão na calha. Outras das suas criações anteriores têm-se concentrado na recriação em papel de instrumentos musicais, bem como uma réplica da sua televisão.