M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As motos elétricas são práticas para percorrer pequenas distâncias sem fazer barulho nem emitir poluição, mas estão longe de serem ideais para viagens de uma cidade para outra. E é complicado transportar uma moto elétrica, pois não cabem na maioria dos automóveis. Felizmente, essa problema já pode ser resolvido, graças à nova Orca Mark I, uma moto elétrica do tamanho de uma bicicleta, mas em que não é preciso pedalar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Orca Mark I é uma proposta da Voro Motors, marca de Singapura especializada em veículos de duas rodas adaptados às necessidades do tráfego urbano moderno. Como moto elétrica, a Orca é pequena, mas é suficiente para passear pela cidade e usar a sua agilidade para ziguezaguear entre o trânsito. Mas tenha cuidado com o trânsito, pois é ágil mas não é rápida o suficiente para fugir de carros em excesso de velocidade.

A moto elétrica construída em Singapura usa uma bateria de 750 Wh e 48 volts para dar energia a um motor de 500 W (0,7 cv), que consegue usar potência contínua de 350 W (0,5 cv). No entanto, como a Orca Mark I só pesa 20 kg sem o condutor, consegue atingir uma velocidade máxima de 37 km/h. Em velocidade de cruzeiro, pode percorrer um máximo de 56 km, em modo Eco (um dos três modos de condução). Tecnicamente, é bastante evoluída, com um chassis em alumínio, pneus de 12 polegadas e travões de disco. Consegue transportar um máximo de 140 kg e também está equipada com faróis em LED e fecho centralizado com comando à distância.

Com 114 cm de comprimento, a Orca Mark I é pequena o suficiente para ser transportada na bagageira de um automóvel, e até pode ser carregada quando está dentro do carro, pois o seu carregador tem ligação USB. Quando foi lançada em Kickstarter, podia ser adquirida por 999 dólares (880 euros), mas ainda está com um preço de lançamento baixo, de 1208 dólares (1065 euros), disponível através do site da Voro Motors.

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