Muitos entusiastas das emoções temem que a entrada na era da eletromobilidade traga consigo o final das emoções ao volante (ou, neste caso, ao guiador). Para a Kymco, também há espaço para a adrenalina aos comandos das suas motos, pelo que no Salão de Milão (EICMA) uma das surpresas é a revelação da sua SuperNEX.

Com efeito, esta moto trata-se de uma superdesportiva de última geração, com visual agressivo e desenvolvimento bastante cuidado para dar ênfase à vertente das emoções na estrada, aliada ao conceito de zero emissões na estrada.

“Se as pessoas já não têm dúvidas de que a próxima era do transporte pessoal será elétrica, muitos ainda ponderam sobre as implicações profundas da eletrificação no mundo das motos superdesportivas”, referiu Allen Ko, presidente da Kymco, marca que procura dar resposta a uma série de questões que muitos dos entusiastas das duas rodas fazem agora.

Uma delas e mais evidente é a da sonoridade. Se a mobilidade elétrica pressupõe uma descida no nível de ruído (embora a partir de 2019 os veículos com estas motorizações também tenham de emitir um som a baixa velocidade para alertar os peões), a Kymco quer que esse aspeto não se perca totalmente, pelo que a marca tailandesa assume a resposta com a sua SuperNEX.

Assim, apresenta o primeiro sistema acústico multi-frequência do mundo, com a sonoridade emitida pelo motor a ser mais do que um mero efeito estático. Pelo contrário, a SuperNEX correspode o aumento da velocidade com a do som, pelo que oferece uma maior ligação do motociclista com a sua máquina.

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Mas, outro aspeto destacado pela marca, é o facto de contar com uma transmissão com seis relações, reconhecendo que o ato de troca de velocidade é um dos fatores de interesse da condução de motos e que “sem essa gratificação, a simples interação de acelerar e andar aproxima-se mais de uma sensação de utilitário e, por vezes, até quase de brinquedo”. A opção por uma transmissão mais convencional tem por intenção não só conceder outro prazer na condução, mas também gerir melhor a entrega do binário em cada fase. A marca desenvolve, ainda, um novo sistema de gestão eletrónica que assegura um controlo mais competente de diversos elementos, denominado Full Engagement Performance (FEP) e que surge associado ao controlo de tração e de estabilidade, por exemplo.

Sendo uma superdesportiva e com motor elétrico, a SuperNEX exibe credenciais de luxo: aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos, aos 200 km/h em 7,5 segundos e aos 250 km/h em 10,9 segundos.

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