Ao apostar no segmento cruiser, com a nova R 18, a moto com o maior motor boxer de sempre, a BMW lança uma cartada de peso.

A solução mecânica do veio de transmissão exposto, o quadro de duplo berço e a refrigeração por ar e óleo revelam como foi buscar inspiração ao estilo icónico da R 5 dos anos 30 do século XX. Mas também ao nível do design há claras referências à R 5: a pintura negra, o depósito em forma de gota (com o detalhe da dupla faixa branca pintada também no para-lamas) e a traseira rebaixada.

a carregar vídeo

A premissa para esta cruiser partiu do poderoso, e grande motor boxer, um colosso de dois cilindros opostos com 1 802 cc, que produz 91 cv e 150Nm de binário, disponível entre as 2000 e as 4000 rpm. Só o motor, juntamente com a caixa de velocidades, pesa uns significativos 110 quilos.

BMW R 18

Com grande poder vem a responsabilidade de o conseguirmos usar de forma civilizada, e a BMW tratou disso. Dotou este boxer com um volante de motor sobredimensionado, embraiagem monodisco a seco deslizante e uma caixa de seis velocidades, que prometem uma extrema suavidade de condução.

Ao nível de componentes, a R 18 vem equipada com suspensões de 49 mm de diâmetro, que fazem 120 mm de curso, e um monoamortecedor com 90 mm de curso regulável em pré-carga. A travagem está a cargo de dois discos de 300 mm na frente e um atrás, com pinças de quatro pistões, além do ABS, o sistema é combinado (trava em simultâneo, à frente e atrás). As rodas são raiadas e na frente é de 19”, com um pneu de medida 120/70; a traseira é de 16”, com um pneu de 180/65.

O facto de ser inspirada num modelo com 84 anos não significa que se tenha de abdicar dos benefícios da eletrónica moderna. Existem três modos de condução: Rain, Roll e Rock, sendo este o que dá acesso ao potencial deste boxer. Temos ainda: controlo de tração (desligável) e de binário negativo, integrados; controlo de arranque em subida; assistência à marcha-atrás; iluminação LED adaptativa em curva; sistema “sem chave”, que inclui alarme.
BMW R 18

A marca alemã anuncia um consumo de 5,6 l/100 km, o que em conjunto com um depósito de apenas 16 litros de capacidade, não garante autonomia para grandes viagens. A aposta da BMW neste modelo é sem dúvida a qualidade de construção e acabamento, que garante ser elevada, sendo feita na Alemanha, na fábrica de Berlim, seja na perfeição das soldaduras do quadro, na arrumação das cablagens e tubagens ou nos pormenores cromados.

Inicialmente, a R 18 só irá estar disponível numa exclusiva versão First Edition, que vem acompanhada de uma Welcome Box, que inclui emblemas exclusivos e respetivo kit de aplicação, trazendo ainda um boné, um cinto R 18 First Edition e um livro comemorativo dos 100 anos de história da BMW Motorrad.

BMW R 18

A pensar nos clientes que pretendem um nível de personalização mais exclusivo, a marca vai disponibilizar uma gama de acessórios, alguns desenvolvidos em parceria com a Roland Sands Design, de modo a que a sua R 18 seja única. Ainda não há informação sobre o preço e disponibilidade da BMW R18 para o mercado português.

BMW R 18
BMW R 18
BMW R 18
BMW R 18
BMW R 18
BMW R 18
BMW R 18

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.