O segmento das scooters com três rodas parece ser bastante atrativo. Em cinco anos, só na Europa foram matriculadas 17 500 Tricity 125, o primeiro modelo lançado pela Yamaha, destinado a uma utilização urbana por excelência. Agora, para satisfazer aqueles clientes que precisam de mais potência, conforto e segurança acrescida há a Tricity 300. A plataforma e a mecânica são herdadas da scooter X-Max 300, mas a grande vantagem é, sem dúvida, a de se continuar a poder conduzir com a carta de condução da categoria B. Para tal, um dos requisitos para a homologação é a existência de um travão de pé que, neste caso, atua em simultâneo nas três rodas.

A grande vantagem é, sem dúvida, a de se continuar a poder conduzir com a carta de condução da categoria B.

As dimensões são um pouco mais largas que o habitual numa scooter, mas continuamos a conseguir passar por entre os carros sem problemas. Além da superior estabilidade e da potência de travagem, outra característica que também importa referir é o espaço para arrumação. Numa scooter normal já costuma ser generoso, mas na Tricity 300 é excelente com 43,5 litros de capacidade debaixo do banco, suficiente para dois capacetes integrais e mais uma panóplia de objetos.

Parados em cima da Tricity 300, existe um botão na manete esquerda que ativa o sistema que faz com que a scooter fique direita sem termos de pôr os pés no chão. Recomenda-se algum cuidado pois o sistema desliga-se mal se mexe no guiador ou se roda o acelerador, e é fácil os seus 239 quilos fazerem-nos perder o equilíbrio. De resto é super prático quando estamos parados num sinal, ou mesmo para estacionar a scooter, desde que seja num local plano.

A direção usa a geometria Ackerman – as rodas dianteiras inclinam-se no ângulo certo em relação à roda traseira, mantendo a trajetória correta em curva. Já tínhamos experimentado o sistema na Niken, a “prima” afastada mais musculada, tendo-se revelado uma estranha e agradável surpresa. Para demonstrar a confiança que a marca deposita na nova scooter, a Yamaha Portugal definiu um percurso que, de alguma forma, replicasse aquilo que os utilizadores da Tricity 300 irão fazer no seu dia-a-dia. A chave é “inteligente” e fica no bolso: premimos o botão start e arrancamos. Houve de tudo um pouco: desde troços em IC, neste caso a 19, uma das estradas mais utilizadas na região da Grande Lisboa nas deslocações entre casa e o trabalho.

O motor de 300 cc com 28 cv Blue Core demonstrou ser uma mais-valia, não só ao manter uma velocidade de cruzeiro confortável, como a permitir fazer ultrapassagens com confiança. Ruas com piso degradado, empedrado e linhas de elétrico, nada pareceu um desafio capaz de abalar a compostura da Tricity, que parecia dizer: “isto é o pior que tens para mim?”.

Ruas com piso degradado, empedrado e linhas de elétrico, nada pareceu um desafio capaz de abalar a compostura da Tricity, que parecia dizer: “isto é o pior que tens para mim?”.

À medida que ia digerindo os obstáculos, a intervenção do controlo de tração era denunciado pela luz visível no ecrã LCD e o sistema ABS, independente às três rodas, transmitiu uma confiança incrível, confirmando que na altura de travar é melhor ter duas rodas na frente do que apenas uma.

Testámos a Tricity equipada com o Pack Sport que conta com vários acessórios: vidro desportivo em policarbonato (concebido para durar e resistir aos riscos), suporte de matrícula com o logótipo Tricity e luzes LED, kit de painéis para os pés fabricado em alumínio anodizado (inclui almofadas de borracha e vem dividido em duas peças para os painéis superior e inferior). Este pack tem um custo de €490,77, mas há mais dois para escolher dependendo da necessidade.

Pack Winter: €330,87

Capa resistente à água com forro de lã macia para garantir o conforto das pernas, independentemente das condições, com um zíper para remoção e armazenamento conveniente. Aquecedor de punho fabricado com controlos de temperatura de qualidade superior e uma função de desativação automática para conservação da bateria.

Pack Urban: €552,27

Vidro alto concebido para suportar ventos frontais e melhorar a experiência do condutor. Mala superior de 39 litros para aumentar a capacidade de bagagem, com um encosto integrado para o passageiro. Painéis da tampa personalizáveis e saco interior disponíveis em separado. Suporte traseiro forte e leve para suportar a mala superior.

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Preço: a partir de 8 195 euros

Ficha técnica

Tipo de motor: Monocilíndrico, Refrigeração líquida, 4 tempos

Cilindrada: 292 cc

Potência máxima: 20,6 kW às 7250 rpm

Sistema de transmissão: Automática, com correia trapezoidal

Consumo de combustível: 3,3 l/100 km, emissões CO277 g/km

Sistema de suspensão dianteira: Forquilha telescópica dupla

Curso dianteiro: 100 mm

Sistema de suspensão traseira: Braço

Curso traseiro: 84 mm

Travão dianteiro: 2 discos hidráulicos, Ø 267 mm

Travão traseiro: hidráulico, um disco, Ø 267 mm

Pneu dianteiro: 120/70-14 M/C

Pneu traseiro: 140/70-14 M/C

Comprimento total: 2250 mm

Largura total: 815 mm

Altura do assento: 795 mm

Distância mínima ao solo: 130 mm

Peso: 239 kg

Capacidade Depósito Combustível: 13 litros