Um estudo realizado no Reino Unido revela que um em cada três condutores não sabe utilizar as tecnologias que tem à disposição no seu automóvel.

Os dados mais recentes indicam que a tecnologia começa a ser um dos itens mais valorizados pela maioria dos condutores na hora de comprar automóvel novo, a par do design e da fiabilidade. Contudo, um estudo realizado no âmbito da organização da edição deste ano do British Motor Show revelou que existe ainda uma elevada percentagem de condutores que não sabe retirar partido das tecnologias que disposição no automóvel.

Mais de um terço dos inquiridos (35%) garante que não sabe como usar corretamente os assistentes à condução no seu automóvel, nem domina as funcionalidades do sistema multimédia instalado no seu carro.

20% dos inquiridos afirmaram que usam “menos da metade da tecnologia disponível” nos seus veículos e 10% admitiram mesmo que “simplesmente conduzem”, dispensando a utilização de qualquer tecnologia a bordo.

Maioria culpa o vendedor

Andy Entwistle, o atual CEO do British Motor Show, este ano à espera de mais de 50 mil visitantes, considera que a «indústria deve estar extremamente orgulhosa da tecnologia atual. Contudo, é claro que os consumidores precisam de compreender melhor o quanto os veículos estão tecnologicamente avançados».

Para 71% dos condutores que participaram na sondagem, a falta de informação é a principal razão para que não estejam aptos a retirar todo o potencial dos seus automóveis, já que consideraram “insuficiente explicação do funcionamento pelo vendedor no momento de aquisição da viatura”. No mesmo inquérito, um quarto dos condutores afirmou mesmo não ter recebido nenhuma informação sobre o manancial tecnológico à disposição nos seus veículos.