A cópia chinesa do Tesla Model X a menos de metade do preço

29/10/2023

Empresa chinesa lançou uma cópia do Tesla Model X, por menos de metade do preço.

Ninguém bate os chineses na arte da imitação. Estima-se que mais de 60 por cento dos produtos falsificados em todo o mundo são provenientes da China. E a indústria automóvel não é exceção. Durante anos os fabricantes de automóveis chineses não tinham qualquer problema em copiar de forma descarada o trabalho dos designers, colocando no mercado modelos que pareciam clones de carros europeus, japonese e americanos com um símbolo diferente e muito mais baratos.

Com a globalização, a prática tornou-se menos frequente e cada vez menos tolerada, mas… se não será este GAC Aion Hyper HT uma cópia descarada do Tesla Model X?

A Tesla já produz na China desde 2020, mas ainda antes da marca de Elon Musk rumar a Oriente já lá circulava pelo menos um seu clone.

Primeiro foi o Ranger X, criado pelos chineses da Youxia, que encarregou uma ‘task force’ composta por meia centena de engenheiros de terminar o projeto em apenas 16 meses. O que não surpreende, uma vez que não perderam tempo nenhum com o design. O modelo é um clone do Tesla Model S.

Mas, mais recentemente, a GAC Motor, consórcio que tem atualmente parcerias estratégicas com marcas como a Honda, Toyota e Mitsubishi, através da sua marca de elétricos Aion, lançou no mercado o Hyper HT, que é uma espécie de Model X ‘made in’ China, por preços que arrancam nos 28.000 euros à taxa de câmbio atual.

O SUV elétrico chinês com 4,93 metros não descarta sequer as icónicas portas traseiras ao estilo das Falcon Wing do Model X, com abertura tipo asas de gaivota. Ou mesmo o interior que parece decalcado a papel químico do modelo americano.

Desafio: percorra a galeria abaixo e descubra as diferenças.