Ninguém bate os chineses na arte da imitação. Estima-se que mais de 60 por cento dos produtos falsificados em todo o mundo são provenientes da China. E a indústria automóvel não é exceção. Durante anos os fabricantes de automóveis chineses não tinham qualquer problema em copiar de forma descarada o trabalho dos designers, colocando no mercado modelos que pareciam clones de carros europeus, japonese e americanos com um símbolo diferente e muito mais baratos.
Com a globalização, a prática tornou-se menos frequente e cada vez menos tolerada, mas… se não será este GAC Aion Hyper HT uma cópia descarada do Tesla Model X?
A Tesla já produz na China desde 2020, mas ainda antes da marca de Elon Musk rumar a Oriente já lá circulava pelo menos um seu clone.
Primeiro foi o Ranger X, criado pelos chineses da Youxia, que encarregou uma ‘task force’ composta por meia centena de engenheiros de terminar o projeto em apenas 16 meses. O que não surpreende, uma vez que não perderam tempo nenhum com o design. O modelo é um clone do Tesla Model S.
Mas, mais recentemente, a GAC Motor, consórcio que tem atualmente parcerias estratégicas com marcas como a Honda, Toyota e Mitsubishi, através da sua marca de elétricos Aion, lançou no mercado o Hyper HT, que é uma espécie de Model X ‘made in’ China, por preços que arrancam nos 28.000 euros à taxa de câmbio atual.O SUV elétrico chinês com 4,93 metros não descarta sequer as icónicas portas traseiras ao estilo das Falcon Wing do Model X, com abertura tipo asas de gaivota. Ou mesmo o interior que parece decalcado a papel químico do modelo americano.
Desafio: percorra a galeria abaixo e descubra as diferenças.