Ao fim de 15 anos em restauro, Ford GT40 em alumínio vai a leilão

04/07/2021

Exemplar de 1966, que correu em Sebring e em Le Mans com as cores da Alan Mann Racing, é um de apenas dois Ford GT40 Lightweigh com carroçaria em alumínio.

Raro, muito raro e apresentando rigorosamente como novo, depois de um meticuloso trabalho de restauro ao longo de mais de uma década. O Ford GT40 Lightweight que está a empolgar colecionadores de carros exóticos em todo o mundo, e que tem a particularidade de ser um dos dois únicos GT40 fabricados com carroçaria em alumínio, estará entre a lista de modelos históricos de competição que serão leiloados em agosto em Pebble Beach.

Com a decoração vermelha e dourada da Alan Mann, equipa privada do Reino Unido, que foi uma de apenas três equipas em que a Ford confiou para o desenvolvimento dos GT40 de pista, com inúmeras adaptações ao carro de fábrica, incluindo a utilização de folhas de alumínio em substituição dos painéis originais em fibra de vidro, tem um motor V8 associado a uma caixa ZF de cinco velocidades. O modelo chegou à linha de partida das 12 horas de Sebring em 1966, mas foi obrigado a abandonar por causa de problemas na embraiagem. Ainda nesse ano voltou aos testes em Le Mans, mas não participou na prova por decisão da oval azul, que mais tarde viria a vender o carro à Holman-Moody.

O Ford GT40 com número de chassis P/1085 chega a hasta pelas mãos dos especialistas da Gooding & Co., após restauro pela reputada oficina de Bob Ash durante 15 anos.

Preço estimado: 7,5 milhões de euros.