Astara regista o melhor resultado nos 25 anos a funcionar em Portugal

13/02/2024

A empresa que iniciou a a operação em Portugal ainda sob o nome Bergé Auto em 1998, passou a designar-se Astara em 2021, e atingiu em 2023 o seu melhor resultado de sempre em vinte cinco anos de operação no país.

 

“Decorridos 25 anos sobre o arranque das operações, estamos certos de ter deixado já uma marca muito relevante na atividade de distribuição automóvel em Portugal, contribuindo para a sua transformação e para uma crescente proximidade às reais necessidades de pessoas e empresas”, refere Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal.

O volume total de 13.152 de veículos vendidos no ano transacto, incluindo novos e usados, espelha a aposta no portefolio de 6 marcas automóveis que incluem a Kia que assume o maior volume de vendas no universo da Astara Portugal. Ultrapassou pela primeira vez em 2023 o marco das 7 000 unidades vendidas, entrando para o Top 5 das vendas a clientes particulares, graças aos modelos Stonic, XCeed e Sportage. O sucesso obtido com as propostas eletrificadas, nomeadamente o EV6, agora acompanhado pelo topo de gama EV9, abrem à Kia excelentes perspetivas para 2024, estabelecendo o objetivo de atingir a as 8 000 unidades.

A reentrada da Mitsubishi no mercado europeu, sobretudo em segmentos expressivos como o “B” e o “B-SUV”, respetivamente com o Colt e o ASX, afirmou a marca com o maior crescimento do mercado nacional no mês de janeiro. O Colt e ASX representaram cerca de 63% do total das vendas da Mitsubishi em Portugal. Em breve chegará a nova geração do Outlander PHEV, um dos modelos do fabricante japonês mais bem sucedido na Europa.

Para a FUSO, 2023 também foi um ano de grande relevância, com a preparação do lançamento do eCanter, versão 100% elétrica deste modelo produzido em Portugal, e reforçou a sua sólida posição no segmento dos camiões ligeiros.

A pick-up D-MAX continua a ser a ponta-de-lança da Isuzu, e registou em 2023 o seu melhor ano de sempre na Europa.

A estreia da T90, a primeira pick-up 100% elétrica, e do do EH300, um camião também totalmente elétrico no mercado nacional chega com a Maxus. A marca pioneira em Portugal na oferta de uma gama completa de viaturas elétricas para o segmento profissional, assegurando no final do ano o primeiro lugar nos subsegmentos de furgões médios e grandes de mercadorias elétricos.

Já a Piaggio Comercial registou em 2023 o segundo ano completo de comercialização do novo Porter NP6, um veículo comercial ligeiro configurável para as mais diversas necessidades profissionais, com opção bi-fuel, vocacionado para uma utilização citadina ou para o transporte de carga em trajetos de curta ou média distância.

Por fim, a novidade é a representação da nova marca sul-coreana KGM, anteriormente conhecida como (SsangYong). Posicionado entre os segmentos C e D-SUV, o modeloo Torres está já se encontra disponível no mercado nacional na versão com motor de combustão interna. Ainda este ano chegará a Portugal a versão 100% elétrica, designada EVX, com uma potência de 150 kW (204 cv) e uma autonomia de 500 km. No ano de lançamento em Portugal, a expectativa de vendas da KGM é na ordem das 800 unidades.

Fundada em 1954 e pertencente desde 2022 ao KG Group, a KGM está atualmente presente em todos os continentes e atravessa uma fase de grande expansão e crescimento, com modelos para todos os segmentos SUV – o Tivoli (B-SUV); Korando (C-SUV) e Rexton (D-SUV) – e a pick-up Musso.

Com o reforço do portefolio, Francisco Geraldes prevê este ano superar a barreira das 17 mil unidades, passando agora a Astara Portugal a representar sete marcas: KGM, Kia, Mitsubishi, Isuzu, Fuso, Maxus e Piaggio.

O quarto de século da empresa em Portugal foi ainda assinalado com a renovação total e alargamento do seu espaço de escritórios em Lisboa com capacidade para cerca de 300 pessoas. Foi desenhado sob a égide de inovação e tecnologia e sem postos de trabalho fixos, promovendo o conceito de ‘várias marcas, uma só equipa’.