Continuam os relatos de manobras perigosas levadas a cabo pelos veículos autónomos da Uber. Primeiro foi o registo de uma transgressão grave e agora algumas pessoas afirmam ter assistido a manobras perigosas por parte destes carros, nomeadamente na ocupação indevida de ciclovias durante a marcha. Ao que parece, ao virar à direita em cruzamentos, estes autónomos entram em ciclovias como se fossem faixas próprias para o trânsito automóvel, colocando em risco a segurança de ciclistas.

A Uber já confirmou estar a lidar com estas falhas admitindo que os engenheiros estão a trabalhar no sentido de as resolver e que os técnicos a bordo dos veículos têm indicações para assumirem controlo do autónomo sempre que se aproximar uma curva à direita com ciclovia no percurso.

A situação está a preocupar a comunidade ciclista de São Francisco, nos Estados Unidos da América. O presidente da associação de ciclistas desta cidade norte-americana, Brian Wiedenmeier, já fez saber ter ele próprio testemunhado estas falhas quando, ainda antes do lançamento da experiência autónoma da Uber, teve oportunidade de testar o serviço. Na altura, Wiedenmeier avisou a empresa de transporte de passageiros sobre estas anomalias e sobre os perigos de segurança que representam. Ainda assim, dois dias depois, a Uber levou a operação avante deixando que estes veículos circulassem na via pública. As polémicas seguem-se até porque, ao contrário de outras empresas que estão neste momento a testar os seus veículos autónomos, a Uber não tem a permissão que o Departamento de Veículos Motorizados da California exige e tem desafiado as autoridades afirmando que não vai solicitar esta autorização.