Nos próximos dias 4 e 5 de setembro, nos lindíssimos jardins do palácio de Hampton Court, nos arredores de Londres, vão perfilar-se alguns dos automóveis mais especiais do mundo, por ocasião de mais um leilão organizado pela reputada casa Gooding & Company.
Um dos maiores destaques é este Bugatti Type 59 de 1934, uma verdadeira raridade, que se espera que possa ser licitada pela módica quantia de 11 milhões de euros. Trata-se de um modelo de competição, um dos mais icónicos e importantes no portefólio do construtor, tendo um currículo riquíssimo, que inclui a vitória no G.P. de Spa-Francorschamps em 1934. No mesmo ano, e também René Dreyfus ao volante, este Type 59 alcançou um terceiro lugar no G.P. do Mónaco.
Produzido com motor de oito cilindros em linha de 3,25 litros com carburadores duplos da Zenith, a debitar 250 cv às 5000 rpm, e associado a uma caixa manual de quatro velocidades, o modelo foi alvo de um pequeno restauro antes de passar para a de Jean-Pierre Wimille que competiu em França nos anos seguintes. Em 1938, o modelo foi retirado das pistas, e vendido ao Rei Leopoldo III. Depois do monarca Belga, o Bugatti de corridas passou por mais quatro donos, que mantiveram o carro no estado original, sem restauros, com todas as marcas das pistas.