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Carro elétrico que carrega com o sol já está em produção, mas o preço ofusca…

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A companhia Lightyear dos Países Baixos iniciou a produção do modelo 0 (zero), nas instalações da empresa-parceira Valmet Automotive, localizada em Uusikaupunki, na Finlândia.

Para já, a produção do carro-solar é de apenas uma unidade por semana, mas a marca pretenderá aumentar essa cadência no decurso do primeiro trimestre de 2023.

Já pode configurar o Lightyear 0 na página oficial da marca; os preços arrancam nos 250.000 euros, antes de impostos…

Carrega no dia a dia graças ao sol

O Lightyear 0 tem uma autonomia total de 625 km, dos quais 70 km são garantidos por painéis solares, o que significa que para utilizações diárias abaixo de 70 km, o veículo não precisa de ser ligado à tomada.

A empresa holandesa Lightyear desvendou um veículo solar, o Lightyear 0, cujos cinco metros quadrados de painéis solares garantem uma autonomia de 70 km por dia. No total, o alcance do Lightyear 0 é de 625 km.

De acordo com a Lightyear, o seu modelo pode ser conduzido durante semanas ou até meses (dependendo, naturalmente, do número de quilómetros diários percorridos) sem precisar de ser carregado, pois a viatura pode percorrer até 70 km por dia com a energia que obtém através dos seus painéis fotovoltaicos.

Levando em conta que um carro europeu médio percorre 35 km por dia, o Lightyear 0 pode ser usado por até dois meses sem recarga em climas nublados e até sete meses em regiões mais ensolaradas, como Portugal e Espanha.

A melhor aerodinâmica do mundo

A marca anunciou que o seu primeiro veículo, o Lightyear 0 terá um coeficiente de arrasto de 0.175 Cd, permitindo-lhe por isso ser mais eficiente e percorrer mais quilómetros entre cada ciclo de carregamento.

Aquele valor foi confirmado pela FKFS, que verificou num dos seus túneis de vento em Estugarda, na Alemanha, a competência aerodinâmica do Lightyear 0 de acordo com o ciclo de homologação WLTP. Este veículo solar assenta o seu desenvolvimento em três parâmetros: aerodinâmica, resistência de rolamento e motores, demonstrando já que no capítulo do desenho, obtém um valor recorde em termos de resistência ao ar.